Com os aumentos cada vez mais constantes no preço do etanol, gasolina ou diesel, a busca por economia de combustível fica cada vez maior. Veremos hoje, 10 dicas para gastar menos e colaborar com o seu bolso!
O consumo é algo muito relativo já que depende de diversos fatores, como tipo de trajeto, condução do motorista, local transitado, quantidade de tráfego e também do carro, onde existem alguns que são mais econômicos e outros que consomem mais.
Apesar dessa variação muito grande, alguns costumes são universais e ajudam a economizar combustível em qualquer carro. Confira:
1 – Peso Extra
Pequenos objetos leves não farão diferença no consumo de combustível, mas itens mais pesados podem prejudicar este quesito. Portanto, evite andar com coisas desnecessárias dentro do carro, principalmente se for algo mais pesado. É muito comum motoristas que “esquecem” várias coisas no porta-malas que vão aumentando o peso do carro e, consequentemente, o consumo.
2 – Pé Leve
Sem dúvidas um dos principais responsáveis do alto consumo é justamente o condutor que está acostumado a dirigir de forma mais esportiva, sempre pisando demais no acelerador. Acelere de forma mais suave, pois isso ajudará a reduzir o consumo. E a diferença de tempo que economiza “dirigindo com pressa” é muito pequena em relação ao que se gasta a mais de combustível.
3 – Freada Brusca
O que o ato de frear tem a ver com o consumo? Frear na hora certa também é importante, pois se você costuma acelerar até o obstáculo e frear bem próximo a ele, além de prejudicar a segurança você está gastando mais gasolina, etanol ou diesel. O correto é desacelerar e deixar o carro diminuir a velocidade automaticamente com uma boa distância do obstáculo, assim você preserva os freios, aumenta a segurança e ainda economiza o líquido presente no tanque.
4 – Evite Parar
Se falamos agora que frear bruscamente é prejudicial, não frear é ainda melhor, pois quando você para totalmente o carro e precisa sair novamente, o motor faz uma força maior para tirar o veículo do estado de inércia, ou seja, movimentar o objeto que está parado. Por isso, se for possível apenas desacelerar e não parar totalmente, você também estará economizando combustível.
5 – Ponto Morto
Ao contrário do que muitos pensam, andar com o veículo em ponto neutro (Ponto morto) não economiza, e sim gasta mais. É verdade que antigamente essa era uma prática de economia em carros com carburador, porém nos atuais com injeção eletrônica essa economia é feita automaticamente pela central eletrônica, já que ela não injeta combustível quando não é preciso.
Se o seu veículo possuir computador de bordo com indicação de consumo instantâneo, basta fazer o teste com ele em neutro e depois engatado sem acelerar para comprovar o que foi dito.
Vale lembrar que ao rodar com o carro desengatado, além de estar prejudicando o consumo, a segurança também está sendo afetada, já que não há o freio motor para auxiliar na frenagem, o que também acarreta em um uso maior do sistema de freios.
6 – Pneus Calibrados
Trafegar com os pneus descalibrados é outro descuido que compromete o consumo de combustível, a dirigibilidade e também o gasto correto do pneu. Fique sempre atento às recomendações do fabricante em seu manual de instruções, e lembre-se de sempre calibrar os pneus com eles frios, no local mais próximo possível.
7 – Ar-condicionado e Vidros
Quase todo mundo sabe que o ar-condicionado aumenta o consumo de combustível, além de também roubar um pouco de potência do motor. Sempre que possível, evite utilizá-lo para priorizar o baixo consumo.
A situação mais ideal consiste em rodar com os vidros fechados e o ar-condicionado desligado, mas nós sabemos que isso muitas vezes incomoda, portanto priorize o uso das janelas quando estiver rodando na cidade, fechando-as na estrada, para não prejudicar a aerodinâmica, já que a resistência do ar com os vidros abertos acarreta em mais força do motor, terminando em mais consumo. Na estrada, se possível utilize apenas o ventilador, sem ligar o ar-condicionado.
8 – Manutenção
Manter a manutenção do veículo sempre em dia é fundamental para diversos quesitos, inclusive para o menor gasto de combustível. Fique sempre de olho nas manutenções periódicas recomendadas pela montadora. Itens básicos de manutenção como filtro de ar, filtro de combustível, e velas, podem aumentar o consumo de combustível significativamente quando não trocados no tempo correto.
9 – Trocas De Marcha
As trocas de marcha possuem tempo certo para priorizar o consumo. A rotação ideal varia para cada carro, mas procure manter sempre uma rotação mais baixa. Lembre-se que não se deve engatar uma marcha que não condiz com a velocidade do carro, o que pode prejudicar seu funcionamento correto.
Algumas montadoras colocam a rotação ideal para trocas de marcha no manual do veículo, e alguns modelos contam com indicação no painel de instrumentos, orientando o condutor a elevar ou reduzir uma marcha.
10 – Combustível
Apesar de cada vez mais caro, é preciso manter sempre um combustível de qualidade em seu carro, pois ele também interfere no consumo. Combustíveis com baixa qualidade podem aumentar o gasto e ainda prejudicar vários componentes do motor.
Fique atento também a qual líquido utilizar, etanol ou gasolina. Faça as contas e veja se compensa mais rodar com gasolina ou etanol, o que varia de acordo com cada carro e com o preço do combustível.
Agora que você viu 10 dicas para gastar menos, basta colocá-las em prática e economizar o seu tão valioso dinheiro.
Agora, se você está pensando em trocar de carro para um modelo mais novo e com motor mais eficiente, confira nossa lista dos sedans mais econômicos a venda no Brasil. Na Karvi você pode fazer uma compra 100% segura, acompanhada do início ao fim e sem surpresas no meio do processo.