Gadgets são dispositivos tecnológicos portáteis, que facilitam a vida no dia a dia. Especialmente para motoristas, de todas as idades e gostos. Por isso escrevemos sobre os 5 acessórios e gadgets bacanas para usar no seu carro. Confira!
Por aqui, também já falamos sobre como carregar o celular no carro: modos, mitos e verdades. Sobre quantos sensores um carro atual chega a ter. E até a respeito do famoso kit de emergência obrigatório para seu carro, com enfoque no que diz a lei.
1. Suporte para smartphone e tablet
Há diversos tipos de suportes veiculares para smartphones. Alguns com foco em permitir que você faça ligações enquanto dirige (sem comprometer as mãos). Outros voltados para uso e, ao mesmo tempo, carregamento do celular.
Ou ainda, transformar o aparelho em GPS, com Google Maps, Waze e afins. Já os suportes para tablet são mais específicos, geralmente voltados para passageiros. Por exemplo, para crianças, especialmente quando se quer enfrentar uma viagem mais longa.
2. Entradas USB ou HUBs
Hoje em dia as entradas USBs chegam a ser fator decisivo na hora da compra do carro. Alguns donos não esperam menos que 2 USBs na frente e 2 atrás. Na frente, alguns saem do painel, outros podem sair do porta-luvas, por exemplo.
Isso para USB em termos de carregamento de celular e dispositivos similares. Mas também existem entradas USB, como para a central multimídia. E, em alguns casos, para o painel de equipamentos, que cada vez mais tem se integrado com a central.
Os HUBs, por sua vez, nada mais são do que um item para multiplicar os USBs. São dispositivos ou “caixinhas” que ocupam o espaço de uma entrada USB apenas. E devolvem 3, 4 ou mais saídas, multiplicando as possibilidades para mais usuários ao mesmo tempo.
Além de ocuparem uma única entrada USB, também existem HUBs que são ligados no acendedor ou na 12V. Neste caso, geralmente eles são mais elaborados, com chave liga-desliga para cada entrada, e LED indicador de status.
3. Chaveiros localizadores rastreáveis
E quem nunca passou pelo sufoco de perder algo? Hoje existem chaveiros discretos com sistema rastreável. Ele é baseado em chips e sistema Bluetooth linkado com smartphones. Basicamente, você fixa o chaveirinho no item que talvez precise “rastrear” amanhã.
A começar pela própria chave do carro, que muita gente perde. Ao colocar o item nela, basta puxar o celular e acionar o dispositivo. Pronto, sinalizadores visuais e sonoros permitem encontrar o objeto. Alguns usam para carteiras, mochilas e até mesmo pets.
4. Chaveiros ResQMe
Conhecido nacionalmente como “Chaveiro de Resgate”, esse pequeno dispositivo pode mudar sua vida. Não que ele vá trazer grandes facilidades ou inovações. Porém, caso você enfrente uma situação extrema, vai querer ter um desses.
Por exemplo, se o carro sofrer um acidente que trave o cinto de segurança. É possível cortá-lo com a lâmina do Chaveiro ResQMe. Ou ainda, se for preciso quebrar o vidro, o item tem uma cabeça que imita diamante e permite isso. O que vale para capotamentos e até quedas em rios e afins.
5. Alerta para pneus: temperatura e pressão
Aqui temos outra união incrível entre um dispositivo Bluetooth e seu smartphone. Mas esse sistema é ainda mais incrementado, contando com sensores. Assim, se eles captam vazamento ou alteração na temperatura dos pneus, emitem alertas ao seu celular.