Sabemos que o universo automotivo é repleto de nomes e modelos diferentes. Porém, existem aqueles que possuem nomes semelhantes e passam por nós de uma forma estranha.
Como isso é raro de acontecer, é difícil analisarmos e percebermos onde isso ocorre de fato. Pensando nisso, separamos cinco modelos de carros com nomes iguais, porém com modelos completamente diferentes. Confira:
Plymouth e Renault Duster
Quando a Renault lançou o Duster, os fãs de Muscle Cars reconheceram a semelhança no nome. A Plymouth havia fabricado um cupê esportivo entre 1969 e 1976. O nome do veículo era Dodge Dart. Ambos os veículos possuem dupla personalidade. Ou seja, o Duster possui espaço para familia e em sua outra versão, ele possuía uma forma robusta, acima do que era previsto para a época.
No entanto, o Plymouth Duster era um cupê, que garantia muito estilo aos usuários.
Ford e Oldsmobile Fiesta
O Ford Fiesta é um dos compactos mais vendidos do mundo, incluindo do Reino Unido. A trajetória desse modelo, fez com que ele se tornasse mundialmente conhecido, porém, não foi o primeiro a receber esse nome.
Entre os anos de 1957 a 1964, a Oldsmobile realizou uma divisão da General Motors e intitulou como “Fiesta” as peruas grandes da época. A primeira possuía um estilo hardtop e não possuía coluna B nas janelas. Pouco após, as peruas começaram a usar portas e janelas convencionais. No ano de 1965, pararam de fabricar peruas grandes e focaram na Vista Cruiser.
Mahindra e Ford Scorpio
O Mahindra Scorpio esteve presente no Brasil, porém não foi por muito tempo. O veículo SUV Scorpio possuía uma simplicidade rústica e o modelo não foi um dos favoritos dos consumidores. Porém, até hoje a marca é forte no ramo de tratores.
O Scorpio da Ford é ainda mais antigo do que o veículo citado acima, porém, ele ficou mais conhecido devido sua sofisticação. O modelo foi o topo da linha da Ford Europeia e teve seu modelo vendido com carroceria sedã, liftback e perua. O Ford Scorpio tinha tração traseira, motores de quatro cilindros ou V6 e era utilizado na época como uma opção de carro executivo.
Renault e Fiat Pulse
Quando a Fiat foi lançar seu primeiro SUV nacional, optou por nomeá-lo de acordo com o que os internautas queriam. Sendo assim, uma votação foi aberta com as opções: TUO – DOMO – PULSE, o público optou pela última.
No entanto, por coincidência, foi o mesmo nome que o Nissan March começou a utilizar na Índia. O March foi vendido pela marca francesa, enquanto o Duster recebeu mudanças na dianteira e foi rebatizado como Nissan Terrano.
No entanto, atualmente, ocorreu uma mudança entre esses dois modelos e nomes. A Renault emplacou vendas na Índia com o Kwid enquanto a Nissan vende um Kicks evoluído, o qual foi realizado na plataforma do Duster.
Toyota e Mercedes-Benz Sprinter
O Toyota Sprinter Trueno AE86, estrelou o mangá Initial D e foi escolhido pelo “rei do drift” para acompanhá-lo. No entanto, é apenas um dos inúmeros Sprinter. O que poucos sabem, é que esse nome é exatamente “Corolla”, porém de forma diferenciada.
A Toyota vende seus modelos no Japão de inúmeras formas, porém, muitos veículos eram semelhantes e acabaram chamando a atenção do público.
A van Sprinter da Mercedes-Benz fez parte de uma linhagem simples. Surgiu no ano de 1995 para suceder o antigo furgão TN, que datava de 1977. Além disso, conseguiu reforçar o braço comercial da marca. Atualmente, essa van é considerada como referência na categoria.
Gostou desse tipo de nota? Se sim, deixe aqui nos comentários que faremos mais notas curiosas como essa!