Confira quais são os carros mais econômicos para viajar
Modelo | Preço Inicial | Consumo Estrada | Porta-malas |
Chevrolet Onix Plus | R$76.630. | 12,2 km/l (E) 17 km/l (G) | 469L |
Honda Accord Hybrid | R$299.900. | 17,1 km/l (G) | 574L |
Volkswagen Virtus | R$90.470. | 10,2 km/l (E) 14,6 km/l (G) | 521L |
Chevrolet Tracker | R$104.290. | 10,4 km/l (E) 14,8 km/l (G) | 393L |
Toyota Corolla Hybrid | R$169.690. | 9,9 km/l (E) 14,5 km/l (G) | 470L |
Obviamente o primeiro critério utilizado para prepararmos esta lista foi o baixo consumo de combustível, em seguida aplicamos o critério de espaço interno e porta-malas respeitando o segmento dos carros.
Como a proposta é recomendar carros bons e econômicos para viajar sobretudo nas férias de verão de 2021/2022, também consideramos o desempenho dos modelos, evitando os 1.0 aspirados por conta da maior lentidão em ultrapassagens e retomadas de velocidades. Para este critério nós consideramos novamente a proposta de cada modelo, sem exigir uma performance excepcional.
Vamos ao que importa, confira aqui a lista de 5 carros recomendados para viajar com baixo consumo de combustível!
Chevrolet Onix Plus
Certamente nós não nos esqueceríamos do Onix Plus, afinal ele possui um consumo de combustível surpreendente para um modelo a combustão convencional.
A primeira versão é equipada com o motor 1.0 aspirado e o câmbio manual, mas não a consideramos justamente por conta do desempenho, embora ela tenha um consumo ainda melhor!
O motor 1.0 turbo rende até 116cv e 16,8 kgfm, neste caso aliado à transmissão manual de 6 marchas.
Com ele o sedan da Chevrolet consegue alcançar média rodoviária de 12,2 km/l com etanol e incríveis 17 km/l com gasolina!
Embora a gama comece em R$76.630, a configuração LT 1.0 Turbo Manual é mais barata com esse conjunto, por R$84.440.
O porta-malas tem 469L, e o espaço interno é muito bom considerando a categoria.
Honda Accord Hybrid
O Accord sempre teve um preço muito elevado, e quando foi lançado recentemente na configuração híbrida, ele ficou ainda mais caro. Porém, o sedan grande da Honda realmente entrega bastante luxo e um consumo de combustível excelente, principalmente considerando o seu porte.
O seu conjunto mecânico é bem complexo e com muitas caraterísticas peculiares, e se você quiser conferir todos os detalhes dessa motorização, basta acessar o catálogo do Honda Accord aqui na Karvi, onde explicamos todos os detalhes: inserir link
Em resumo, ele utiliza um motor 2.0 aspirado de 145cv e 17,8 kgfm, o qual trabalha em conjunto com 2 motores elétricos que rendem 184cv e 32,1 kgfm. A potência combinada é de 215cv.
A transmissão funciona de forma parecida com um CVT.
Com porta-malas de 574L, ele é o melhor dessa lista para viajar pelas estradas, entregando também um ótimo espaço interno.
Embora geralmente os carros híbridos entreguem um consumo maior na estrada, a média do Accord Hybrid ainda mantém 17,1 km/l, o que é muito bom.
Vale lembrar que ele “bebe” apenas gasolina.
A versão única Touring 2.0 Hybrid CVT custa R$299.900.
Volkswagen Virtus
Embora o sedan premium da Volkswagen seja considerado um compacto, ele entrega um ótimo espaço interno, aliado também ao bom espaço do porta-malas, alcançando 521L.
São 3 opções de motorização, a 1.6 aspirada, 1.0 turbo ou 1.4 turbo. Como o motor maior está disponível apenas na configuração de topo, citamos o 1.0 200TSI que equipa as configurações Comfortline e Highline.
Ele rende potência máxima de 128cv com torque de 20,4 kgfm, e trabalha juntamente com o câmbio automático de 6 velocidades.
De acordo com o Inmetro, na estrada o Virtus realiza médias de 10,2 km/l com etanol e 14,6 km/l com gasolina.
Sua linha é oferecida por um preço inicial de R$90.470, mas a mais barata com esse powertrain é a Comfortline 1.0 200TSI Automática, vendida por R$106.650.
Chevrolet Tracker
O Chevrolet Tracker não conta com uma distância muito longa no entre-eixos. Para provar isso basta ver que o Virtus tem 2,65m, enquanto o crossover compacto tem apenas 2,57m. Mas, mesmo assim o espaço interno é muito bom, acomodando bem os passageiros. No porta-malas são 393L de capacidade.
Utilizando exatamente o mesmo powertrain do Onix Plus, o Tracker conta com números um pouco inferiores, por culpa do peso maior e da aerodinâmica inferior. São 116cv e 16,8 kgfm.
Ainda assim o consumo continua baixo, com 10,4 km/l no etanol e 14,8 km/l na gasolina em percurso rodoviário.
A alternativa mais acessível custa R$104.290, e é a única com câmbio manual, inclusive sendo chamada apenas de 1.0 Turbo Manual.
Entre os “SUVs” compactos ele se enquadra como um dos mais eficientes no quesito consumo.
Toyota Corolla Hybrid
Os carros híbridos são conhecidos pela alta economia de combustível quando estão trafegando na cidade, mas na estrada o consumo aumenta bastante por acabar utilizando mais o motor a combustão, que geralmente entrega mais força.
Com o Corolla Hybrid é justamente isso que acontece, o que acaba deixando sua média de consumo bem parecida com modelos convencionais, embora ainda se sobressaia perante aos rivais diretos.
Com bom espaço interno ele é um bom modelo para viajar em família, mas o porta-malas poderia ter uma capacidade melhor considerando sua categoria de sedans médios. São 470L, apenas 1L a mais que o Chevrolet Onix Plus.
O motor 1.8 aspirado a combustão é meio fraco, rende apenas 101cv de potência máxima com torque de 14,5 kgfm. Já o motor elétrico conta com 72cv e 16,6 kgfm, mas o resultado final da combinação entre eles é de 122cv, o que também não empolga muito.
O câmbio é do tipo CVT.
Segundo os números do Inmetro, o Toyota faz 9,9 km/l (E) e 14,5 km/l (G), ambos na estrada.
Preço também é um problema do Corolla, que parte de um ponto muito alto com tecnologia híbrida. São pedidos R$169.690 pela Altis 1.8 Hybrid CVT.
Conforto e confiabilidade são suas grandes virtudes.