Todo assalto ameaça não apenas patrimônios, mas também a integridade física e até a vida da vítima. Por isso, conselhos para minimizar a situação ou mesmo evitá-la são bem-vindos. Então, veja abaixo 5 dicas para tentar evitar a situação de assalto a tempo. Confira!
Lembrando que por aqui também já falamos sobre o “golpe do retrovisor”, uma nova modalidade de assalto que tem se disseminado. E também sobre como fazer Boletim de Ocorrência Online, em caso de veículo furtado.
1. Cuidado no embarque e desembarque
A desatenção durante o embarque ou desembarque pode gerar vários problemas. Sobretudo se você estiver em alguma região perigosa e já conhecida por assaltos e afins. O mais indicado é sempre parar o carro em algum estacionamento.
Se tiver que ficar na rua, priorize locais com mais movimentação, ou mesmo com comércio por perto. Ainda assim, prestar muita atenção é fundamental. Então, seja para entrar no carro ou descer dele, sempre olhe em volta, e recue diante de qualquer suspeita.
2. Sobre crianças e pertences
Esse tópico poderia ser uma variação do anterior, mas merece um destaque próprio. Isso porque desembarcar com criança dentro do carro é ainda mais delicado. Alguns cometem o erro de chegar a deixar o veículo ligado e dar a volta até a cadeirinha, pelo lado de fora.
A verdade é que já ocorreram vários casos de bandidos levarem o carro com a criança dentro. Então, sempre solte o cinto e libere a criança pelo lado de dentro, antes de descer. E nunca saia do banco do motorista com a chave na ignição.
O mesmo vale para demais pertences, que você também não deve deixar à vista. Tais como carteiras, bolsas, notebooks e afins. Seja ao se afastar do carro, seja ao parar no semáforo, o melhor é não ter nada que possa chamar atenção de criminosos. Nesse caso, eles podem até quebrar o vidro.
3. Desatenção em vias públicas
Claro que ninguém gosta de ter de sentir medo o tempo todo. Ou de precisar sair de casa como se estivesse numa guerra civil. Mas a verdade é que nossa segurança pública vai de mal a pior, e isso é preciso em muitas situações.
De fato, apresentar desatenção em vias públicas é algo que pode ocasionar assaltos. Isso porque os criminosos sempre procuram vítimas com perfil desatento. Então, parar o carro e ficar mexendo no celular, por exemplo, torna você um alvo fácil.
Ou mesmo no trânsito, ao parar no semáforo. Algumas pessoas aproveitam isso para espiar o celular, mexer no porta-luvas ou até retocar a maquiagem. A verdade é que se houver um assaltante perto, ele vai preferir o veículo desse condutor. Então, todo cuidado é pouco.
4. Deixar portas e vidros abertos
Vale lembrar que ainda existem carros no mercado que não travam as portas sozinhos. Nesses casos, é fundamental lembrar-se de travar todos os pinos de todas as portas do carro.
Sem isso, você seria um alvo fácil em qualquer farol, ou mesmo ao desacelerar numa lombada ou vala. O mesmo vale para as janelas, que se permanecerem abertas podem chamar muita atenção e gerar vários transtornos.
5. Tentar reagir ou “negociar”
Por fim, se tudo acima deu errado e você já está diante de um assalto anunciado, ainda é tempo. Você pode ser pró-ativo ou ao menos precavido. De fato, há várias condutas que podem contribuir para a minimização de danos e prejuízos.
Por exemplo, tentar reagir ou negociar com os criminosos é uma das piores ideias que você poderia ter. Lembre-se sempre, aquele bandido pode ou não estar “seguro” do que está fazendo. Se ele for um iniciante e estiver nervoso, qualquer gesto brusco ou insistência pode causar uma tragédia.