Pode parecer que não, mas o clima e a época do ano impactam consideravelmente seu carro. Isso quer dizer que não apenas o funcionamento dele, mas até a vida útil das peças merecem atenção. Afinal, quanto mais cuidado tomarmos, melhor.
Inclusive, já falamos por aqui sobre conselhos essenciais para dirigir na chuva e no escuro. Agora, vamos detalhar 5 dicas indispensáveis para você dirigir no frio, com ou sem chuva. Lembrando que a maioria é bem simples, então basta ficar alerta!
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1. De olho no para-brisa
Antes de tudo, a probabilidade de chover no frio é bem maior do que no calor, como sabemos. Por isso, você precisa garantir que quando isso acontecer sua visibilidade estará garantida. Ou seja, você precisa cuidar do limpador do para-brisa.
Lembrando que em clima seco a borracha da palheta tende a sofrer um pouco mais. Então, já são dois motivos para reforçar os cuidados. Afinal, ressecadas elas podem fazer mais barulho, riscar o vidro e, ainda por cima, perder a eficiência.
2. Lembre-se do farol de neblina
Outra situação mais comum de ocorrer em temporadas de frio são as tão temidas neblinas. De fato, há motivos para temer, pois elas podem causar acidentes leves, graves ou mesmo fatais. Especialmente quando falamos em estradas simples de uma via só.
Por isso, verifique se o farol de neblina está em dia. Ou seja, se os fachos estão direcionados na altura certa. Bem como a fixação das lâmpadas. Lembrando que é comum confundir o farol alto ou o de milha com esse, mas eles são bem diferentes.
Tanto o farol alto quanto o de milha, na verdade, podem piorar a situação. Como eles têm facho branco e mais fechado, não atravessam a neblina. Isso amplia a falta de visão. Já o facho do farol de neblina, amarelo e aberto, é perfeito para a situação.
3. O devido check-up na bateria
Todo motorista precisa saber que a bateria do carro funciona por meio de reações químicas. Naturalmente, as condições climáticas podem influenciar drasticamente nesse processo.
Sendo que, durante o frio, a bateria ainda acaba trabalhando mais. Afinal, o esforço para a vaporização do combustível é bem maior, dado o roubo de calor do ambiente externo. Até os lubrificantes ficam mais viscosos, perdendo o poder de fluidez.
Para evitar tudo isso, não tem mágica, é preciso fazer as devidas revisões e check-ups. O eletricista pode fazer as devidas medidas de amperagem, para começar. Se nada estiver em sobrecarga, e todas as datas em dia, você pode ficar mais tranquilo.
4. Cuide do sistema de arrefecimento
O sistema de arrefecimento nada mais é do que o que controla a temperatura dos motores a explosão. O grande cuidado que ele pede no frio é em relação ao líquido que trabalha internamente no sistema.
Como ele pode congelar, é preciso adicionar aditivos específicos. O que também equilibra o ponto de ebulição da água, mantendo o conjunto em dia. E evitando até mesmo rachaduras no radiador. Mas antes verifique o manual, para acertar no aditivo e na quantidade.
5. Reconsidere o uso do ar-condicionado
Em dias mais frios, a última coisa que devemos fazer é ligar o ar-condicionado, certo? Não exatamente, e por várias razões bem coerentes. Primeiro, que o climatizador é perfeito para desembaçar o vidro, coisa que quase sempre ocorre no frio.
Depois, lembre-se que o dispositivo depende de mangueiras, filtros e demais peças. Sem falar no próprio gás do ar. O que quer dizer que ele depende de funcionamento para não ser comprometido. Assim, ligue o ar semanalmente, por 10 minutos ao menos.