Às vezes estamos tão acostumados com um emblema ou símbolo de uma marca, que nem o questionamos mais. Porém, alguns são bem curiosos e até misteriosos, além de polêmicos. Por isso, confira agora 5 logotipos de carros com significado que poucos conhecem!
De igual modo, já falamos sobre Ferrari, Ford e outras: 5 marcas que não seriam nada sem seus fundadores. Sobre logotipos: 5 marcas de carros que mudaram de emblema recentemente. E até sobre conglomerados automotivos e 5 grupos que controlam dezenas de marcas.
1. Chevrolet
Aqui temos um dos mais polêmicos de todos. Embora pareça uma gravatinha borboleta, é certo que a intenção não era essa. Alguns dizem que William Durant, um dos fundadores da marca, teria visto o símbolo da Chevrolet a esmo, na parede dum quarto de hotel, em Paris.
Outros dizem que sua esposa garantia que Durant havia visto o emblema num jornal da Virgínia, EUA. Também não podemos nos esquecer de Louis Chevrolet, que deu nome e grandes ideias à marca, antes de sair da empresa. Há quem diga que o logotipo é uma cruz suíça em homenagem aos seus pais.
2. Citroën
Aqui temos algo realmente inesperado, e que dificilmente alguém adivinharia ou entenderia melhor sem antes ler a respeito. O fato é que as duas pontas agudas paralelas derivam das intenções do próprio André Citroën. Sim, o fundador que deu nome e origem à marca.
No caso, como industrial ele criou uma engrenagem revolucionária, de tipo bi-helicoidal. Ela tinha dois “dentes” ou pontas em formato de espinha de peixe. O logotipo da Citroën tenta reproduzir isso. Mas há outras versões da história, bem mais dramáticas.
Elas vão dizer que no fundo o símbolo seria também (ou exclusivamente) uma homenagem ao filho de André Citroën. O jovem teria morrido em guerra, servindo como cabo. Sendo que no uniforme desses soldados franceses havia duas letras V invertidas.
3. Ferrari
Certamente, o “Cavallino Rampante” é um dos logotipos mais famosos de todos os tempos. Sendo um daqueles que, mesmo quem não gosta de carro ou nunca leu nada a respeito, sabe que remete à Ferrari. O que poucos sabem é que aqui também há a sombra da guerra.
Sim, pois quem primeiro usou um cavalo rampante foi Francesco Barraca, piloto italiano. Além disso, a própria mãe do soldado, chamada condessa Paolina, teria levado o símbolo ao jovem Enzo Ferrari. E ele teria aderido ao símbolo desse herói nacional como sinal de sorte.
4. Volvo
Esse círculo com a seta superior à direita, apontando para cima, é conhecido e antecede à história da Volvo. Trata-se da representação do gênero masculino, com origem na mitologia romana e no deus Marte. Assim como a deusa Vênus representa o gênero feminino, com um símbolo e uma cruz pendurada.
Falando nisso, o logotipo da Volvo já foi alvo de polêmicas. Como se a marca se posicionasse de modo machista, ou como se carro não fosse “coisa de mulher”. Pelo sim ou pelo não, os representantes da Volvo dizem que o emblema também simboliza o ferro.
4. Mercedes-Benz
Aqui temos algo simples e indiscutível, mas que também prova sua força de perdurar no tempo. A estrela de três pontas simplesmente indica o portfólio de origem da marca. Já que no começo a Mercedes-Benz fabricava, além de automóveis, também aeronaves e embarcações.
Ou seja, cada ponta ilustra um segmento de mercado. O que também abarca três elementos naturais: terra, ar e água. Hoje só existe a frente de automóveis, indo de carros esportivos (tanto de rua quanto Fórmula 1) até caminhões e ônibus. Mas o símbolo permanece, forte como nunca.