Versão | Preço |
Like | R$ 69.990 |
Active 1.6 AT | R$ 79.900 |
Allure 1.6 AT | R$ 86.990 |
Griffe 1.6 AT | R$ 94.990 |
O Novo Peugeot 208 foi um dos lançamentos mais aguardados de 2020 e, apesar do motor 1.2 PureTech que era muito esperado não estar disponível, o hatch chegou com tudo.
Seus trunfos são o design insuperável e um interior muito moderno com posição de dirigir superior a todos seus concorrentes com o I-Cockpit da Peugeot.
Mesmo o motor sendo o antigo 1.6, que já equipava a antiga geração do Peugeot 208, ele não desponta em consumo e tampouco em desempenho.
Lançamento do novo Peugeot 208
No lançamento do novo Peugeot 208 houveram muitas críticas em relação ao seu preço, mas o hatch realmente é diferente dos compactos de entrada de outras montadoras competindo em um segmento mais premium.
Podemos destacar entre seus concorrentes, o Toyota Yaris Hatch e o Volkswagen Polo e vários compactos em suas versões intermediárias e topo de linha.
Em setembro foram lançadas 4 versões, Active, Active Pack, Allure e Griffe, todas com o motor 1.6 e câmbio automático, em novembro chegaram as versões de entrada, Like e Like Pack com câmbio manual.
A versão esportiva, o novo Peugeot e-208 GT deve chegar no começo de 2021 com motor elétrico e um nível de acabamento ainda mais ousado, moderno e requintado que o novo Peugeot 208 Griffe.
Consumo e desempenho do novo Peugeot 208
Todas as versões do Novo Peugeot 208 2021 trazem o mesmo motor 1.6 flex com 16 válvulas com comando variável e injeção multiponto, este motor entrega 118 cavalos de potência máxima ao novo hatch.
Outros países, inclusive a Argentina, de onde vem nosso novo 208, tem disponível o moderno motor 1.2 que não tem previsão de vir ao Brasil.
No entanto, como comentei a relação consumo desempenho do novo Peugeot 208 está muito longe de ser ruim, com o hatch rodando 15,1 km/litro na cidade e 16,9 km/litro na estrada com gasolina; e com álcool: 10,9 km/litro na cidade e 11,7 km/litro na estrada.
Em desempenho, ele cumpre o papel de um hatch moderno com grande apelo urbano, acelerando de 0 a 100 km/hora em 12 segundos e atingindo velocidade máxima superior a 180 km/hora.
Vamos às diferenças entre as versões.
Novo Peugeot 208 Like
O Novo Peugeot 208 Like 1.6 MT 2021 é a versão de entrada do hatch e não tem muito mais que pode surpreender além de seu design e bom desempenho.
Anunciado como versão para frotista, esta versão traz apenas direção elétrica, ar-condicionado e o obrigatório em equipamentos de segurança.
Novo Peugeot 208 Like Pack
Com o câmbio manual e mantendo as calotas da versão de entrada, o Novo Peugeot 208 Like Pack 1.6 MT 2021 merecia ser uma versão não somente acrescentar o termo Pack, isto porque a versão é muito superior em equipamentos.
No visual a diferença é somente nas maçanetas e retrovisores pintados na cor do carro.
Em segurança, traz quatro airbags e controle de estabilidade e tração, além de assistente de partida em rampas,só aí já é um mundo de diferenças entre o Like Pack e o Like.
No entanto, a lista de equipamentos de conforto também é bem mais longa, incluindo volante multifuncional com ajuste de altura e profundidade, trio elétrico, ar-condicionado digital, chave-canivete e banco do motorista com ajuste de altura.
Outro destaque é o kit multimídia é mesmo que já equipava a geração anterior com 7 de sete polegadas, espelhamento para celulares e GPS integrado que é excelente, mas a Peugeot poderia ter aproveitado para adicionar o botão de volume, sua ausência sempre gerou críticas, já que o acionamento do volume é somente na tela táctil.
Novo Peugeot 208 Active
No novo Peugeot 208 Active, o câmbio passa a ser o automático de 6 marchas, mas o hatch ganha mesmo e muito é em estilo e é nesta versão que o hatch começa a impressionar.
Externamente as rodas são de liga-leve de 16 polegadas, as luzes DRL são em LED com os faróis dianteiros com detalhes cromados e na traseira o Novo 208 Active tem aerofólio e antena no teto. Destaque também para os repetidores de seta no
Na parte interna, o painel de instrumentos é uma tela em LCD e o painel é revestido em um material bastante superior com base em carbono.
Em equipamentos, a lista do novo Peugeot 208 Active acrescente acendimento automático das luzes de emergência após frenagem brusca, alarme, piloto automático com limitador de velocidade e já tem dois modos de direção: Eco e Sport.
Novo Peugeot 208 Active Pack
Com configuração e visual idênticos ao Active, o novo Peugeot 208 Active Pack acrescenta na lista de equipamentos de segurança a câmera de ré e tem teto solar panorâmico, item bastante diferenciado para um carro que custa menos de 80 mil reais.
Novo Peugeot 208 Allure
O Novo Peugeot 208 Allure 1.6 AT 2021 mesmo não sendo a versão topo de linha, já deixa quase todos seus concorrentes muito simplórios para enfrentar o hatch francês.
Em conforto acrescenta descansa braço central dianteiro, ar-condicionado digital automático, carregamento de celular por indução, volante revestido em couro, bancos revestidos em Alcantara e chave presencial.
Quando falamos de segurança o novo Peugeot 208 Allure tem mais dois airbags de cortina (totalizando seis) e no design as rodas mantém o aro 16, mas são diamantadas.
Todos estes itens dão um aspecto exclusivo ao novo Peugeot 208 Allure, mas o mais exclusivo deles é o I-Cockpit com seu painel em 3D com muitas configurações, com você pode deixar configurado inclusive para ir simulando seu trajeto.
O I-Cockpit tem também botões que simulam teclas de piano e o volante esportivo pequeno de excelente empunhadura e faz com que o novo Peugeot 208 seja um dos carros mais confortáveis e prazerosos de dirigir do mercado brasileiro e não somente de seu segmento.
Novo Peugeot 208 Griffe
A grande diferença do Novo Peugeot 208 Griffe 1.6 AT 2021 para o Allure está nos equipamentos de segurança ativa, dentre os quais podemos destacar: alerta de colisão, auxílio de farol alto, frenagem de emergência automática, correção de permanência em faixa, câmera 180 graus, sensores de estacionamento, sensor crepuscular e de chuva, além de detector de fadiga e reconhecimento de placas de trânsito.
No visual, o novo Peugeot 208 Griffe tem faróis full LED e retrovisores e aerofólio pintados em preto brilhante.
Novo Peugeot 208 eGT
O Novo Peugeot e-208 GT ainda é uma incógnita sobre como chegará ao nosso mercado, o único certo é que virá importado da França com o motor elétrico de 136 cavalos.
A lista de equipamentos deve ser muito parecida com a do Griffe, mas as rodas devem ser de aro 17 e alguns detalhes externos devem marcar a identidade do esportivo.