Existe museu de praticamente tudo, indo dos arqueológicos aos futebolísticos. Mas se tem um que realmente encanta é o museu de carros, cujo acervo pode chegar a custar uma verdadeira fortuna.
Além disso, veremos que muitos deles são mantidos ou exclusivos de grandes marcas, como é o caso da Ferrari, da Porsche e da Mercedes-Benz, entre outros.
Ah, um deles é brasileiro, e outro ostenta carros famosos de Hollywood. Então, para curtir a viagem, aperte os cintos e siga adiante!
Petersen Automotive Museum
Esse museu em Los Angeles é um verdadeiro colosso no assunto, sendo de fato um dos maiores do mundo. Sua fundação não é tão antiga, pois além de ter sido aberto em 1994 ele passou um tempo fechado, depois retornando só em 2015.
Mas o fato é que seu prédio é gigantesco e tem espaço para nada menos que 25 galerias de temas diferentes. Ao passo em que outros museus, por exemplo, se limitam a duas ou três, como “carros clássicos” e “carros esportivos”.
O acervo tem modelos dos primórdios do automobilismo, de fins do século XIX. Além disso, como ele está em Los Angeles, é claro que Hollywood não poderia ficar de fora.
Então, alguns carros da franquia do 007, do Batman e do Blade Runner estão por lá. Sem falar no Herbie, o Fusca Falante e no DeLorean do “De Volta para o Futuro”.
Museo Enzo Ferrari
É claro que não se pode falar de nada realmente valioso no mundo automobilístico sem citar a Ferrari. Por isso mesmo, a marca garantiu seu espaço entre os museus, colocando nele o nome do fundador da Ferrari.
Aliás, Modena é a comuna em que Enzo nasceu. Por isso, o acervo do museu inclui episódios da vida dele, além das melhores máquinas da Ferrari e de um simulador da Fórmula 1, que transporta os visitantes para as pistas mais famosas do mundo.
Porsche Museum
A Porsche acabou erguendo seu museu na Alemanha, país vizinho e local onde sua sede acabou sendo instalada. O edifício de luxo e o seu acervo custou algo em torno de 100 milhões de euros.
Ao todo são 80 veículos em ordem cronológica, recontando a evolução da própria marca. O mais intrigante é que dos primórdios até hoje, a Porsche simplesmente conseguiu manter sua identidade e contar uma história de sucesso incomparável.
Mercedes-Benz Museum
Esse aqui merece todo destaque, já que Carl Benz, fundador da marca, é também quem patenteou o primeiro automóvel da história. Nesse museu, inclusive, os convidados podem conhecer melhor os detalhes desse grande feito.
Além de também ficar em Stuttgart, igual ao museu da Porsche, esse aqui conta com nada menos que 160 veículos da Mercedes-Benz. E mais de 1500 peças que ajudam a recompor a história da marca e do carro no mundo todo.
Museu do Automóvel
Esse é, indiscutivelmente, um dos mais importantes museus de carro do Brasil. O mais incrível é que ele foi criado em 1976 por um grupo de amigos, e hoje conta com incríveis 150 carros no acervo.
Quem passa por lá vê uma divisão em quatro categorias: antique, vintage, classic e milestones. Entre as várias maravilhas que ele ostenta, encontra-se a McLaren 1974, pilotada por ninguém menos que Emerson Fittipaldi.