A Toyota reforçou sua decisão de deixar São Bernardo do Campo (SP). A empresa garantiu que a operação da fábrica será transferida para suas outras unidades, e que todos os 550 funcionários da planta da Grande São Paulo terão a oportunidade de trabalhar nas outras unidades.
Na época do anúncio, o prefeito de SBC, Orlando Morando, declarou que iria procurar o Rafael Chang, presidente da Toyota no Brasil, para conversar e tentar mudar a decisão da marca.
Contudo, a marca confirma agora que, após as conversas com diferentes partes interessadas, continua com seu plano inicial de se mudar para o interior.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
História da planta da Toyota em SBC
Inaugurada pela Toyota em 1962, a planta de São Bernardo Do Campo, na região do grande ABC paulista, começou suas operações produzindo o icônico Toyota Bandeirante.
Ela também carrega consigo o mérito de ter sido a primeira fábrica da montadora fora do Japão, seu país de origem.
Contudo, com o encerramento da produção do Bandeirante em 2001, a marca nunca mais produziu modelos nessa planta.
Ela foi destinada então à fabricação de peças para seus veículos vendidos na Argentina, Estados Unidos e Brasil, sendo responsável também por produzir peças de reposição para os automóveis que já saíram de linha.
Veja também: Lexus ES 300h muda em versão única no País
Outras fábricas mais modernas
Ali também foi instalada a sede administrativa da Toyota, que durou até 2021, quando então foi transferida para a fábrica da montadora em Sorocaba, no interior de São Paulo.
No Brasil ela também conta com outras três plantas de produção. A de Porto Feliz, onde são feitos apenas motores e câmbios; outra em Sorocaba, responsável pela produção do Corolla Cross, e a última em Indaiatuba.
Esta que foi inaugurada em 1998 com a produção do sedã Corolla. Todas elas ficam localizadas no Estado de São Paulo.