Hoje em dia só se ouve falar em Conexão 5G, Computação na Nuvem, Internet das Coisas e tecnologias que mudam cada vez mais nossa realidade. É o caso do Metaverso, que traz um mundo novo e realmente disruptivo.
Em termos técnicos, o Metaverso é um espaço virtual compartilhado coletivamente. Com ele você põe óculos especiais e “entra” em ambientes que substituem a realidade ao nosso redor, fazendo uma imersão completa.
Além das redes sociais, não demorou até as maiores empresas começarem a se preparar para marcar presença nesse espaço. O que inclui também o universo automobilístico, que já está sendo explorado por marcas como a BMW.
BMW iX no Metaverso
No começo do ano, o lançamento do iX da BMW, seu SUV 100% elétrico, permitia que os visitantes realizassem um test-drive um tanto quanto diferente.
Em vez de entrar no carro e sair dirigindo, ou de fazer um simulador como os dos vídeos mais realistas, a pessoa colocava óculos de Realidade Virtual e se via “projetada” para um ambiente gameficado tridimensional, onde podia dirigir o carro.
Lembrando que o BMW iX é um veículo inteligente, que faz recall a distância (OTA). E tem até “machine learning”, que são algoritmos que “aprendem” certos processos para, conforme o uso que o motorista vai fazendo, defini-los como padrão do carro.
A marca também garante que os detalhes do veículo foram projetados com perfeição para o Metaverso. Isso leva em conta a experiência de direção, com os mesmos mecanismos e recursos do carro real, além de texturas e afins.
Honda e Hyundai também
A Acura, que é a divisão de luxo da Honda, também criou um showroom no Metaverso, para o lançamento do novo Integra. Esse é um dos modelos mais icônicos do grupo e está de volta depois de cerca de duas décadas em que havia sido descontinuado.
Também aqui a tecnologia se propõe a promover uma experiência de imersão que seja perfeitamente paralela ao carro real. Isso inclui projetar na realidade virtual até mesmo os detalhes do novo motor turbo do carro.
A Hyundai, por sua vez, aproveitou a CES 2022 (Consumer Electronics Show, que acontece em Las Vegas, EUA), maior feira de tecnologia do mundo, para apresentar o seu metamobility, nada menos que uma plataforma de Metamobilidade.
A fabricante sul-coreana está convencida de que, daqui para frente, tudo o que for criado no mundo real precisará ser replicado também no Metaverso.
De olho no futuro
Vale lembrar que depois que o Facebook anunciou sua plataforma Meta, aquecendo um mercado em que já havia pessoas comprando roupas, joias e outros itens para seus “avatares”, já não é possível ignorar esse nicho.
O que as montadoras de carro querem, na verdade, é garantir que as novas gerações hiper conectadas encontrarão nelas uma opção à altura. Ou seja, trata-se de uma questão de posicionamento de marca.