O Fiat Uno foi criado no Brasil em 1984. Podemos dizer que esses 36 anos de história o carro da Fiat tornou-se um caso de sucesso no mercado brasileiro.
Com mais de 4 milhões de unidades vendidas, o Fiat Uno é um carro premiado por diferentes revistas esportivas e reverenciado pelos amantes de carros populares.
Seu design foi idealizado na Itália em 1983. Porém, a história do Fiat Uno começa no Brasil em 1984, quando o modelo foi definitivamente adaptado para o Brasil e fabricado aqui.
O sucesso imediato rendeu bons lucros para a montadora italiana. A primeira versão fabricada foi com 2 diferentes motores: 1.0 com 52 cavalos de potência e um 1.3 com 88 cv. Porém, o motor 1.3 com carburador duplo elevava a potência do carro, neste caso, para acima 70 cv.
No embalo do crescimento das vendas do Fiat Uno, a fabricante italiana criou outros modelos inspirados no seu hatch popular, como o sedan Fiat Prêmio, a perua Fiat Elba e a picape Fiorino.
Maior popularização do Fiat Uno
Um novo capítulo na história do Fiat Uno vem a partir de 1990. Na época do presidente Fernando Collor de Mello, o IPI para carros de 1.000 cilindradas foi reduzido pela metade. Obviamente, isso deu maior poder de compra de carros no país.
Com isso, houve um verdadeiro boom de carros populares produzidos no período e, entre eles, o famoso Uno Mille com motor 1.0, 48,5 cavalos de potência e 7,4 kgfm de torque. Sim, o desempenho do carro ficou afetado com as novas normas do governo.
Porém, o que era tendência em crescimento de vendas e credibilidade no mercado, o Uno Mille tornou-se realidade, como um dos carros mais vendidos do Brasil. Principalmente por ser um carro bastante econômico para os padrões da época. Dentro da cidade, o Uno Mille fazia cerca de 11 km/L. Na estrada, o consumo era superior, com 15,3 km/L.
Novas versões surgidas entre 1990 e 1994 aumentaram a potência e ainda conseguiram deixar o Fiat Uno mais econômico.
Mais mudanças com novos desafios
No início dos anos 2000, a história do Fiat ganha novos capítulos. O modelo ganhou novos traços a partir de 2004, com mudanças consideráveis:
- Nova grade da frente
- Faróis e lanternas modificados
- Aprimoramentos no motor
- Desenvolvimento na parte interna do carro
- Direção hidráulica e novo desenho do painel
Além disso, o surgimento da linha Way contribuiu com a maior esportividade do modelo. Mesmo com o motor idêntico ao Uno Mille, o Uno Way trouxe melhorias no visual do carro, além de ganhos na suspensão, o que deixou o carro mais alto e preparado para estradas com terrenos irregulares ou off-road.
Mas sem dúvidas, a maior inovação da Fiat foi a versão Economy, de 2008. Com mudanças nos pneus – com menor atrito – e uma novidade no painel para medir a economia de combustível, o Fiat Uno de fato ficou mais econômico.
Além disso, houve também melhorias no motor, câmbio e suspensão. Com motor 1.0 e com 65 cavalos de potência, o Uno Mille Economy chegava próximo dos 20 km/L na estrada. Podemos dizer que esse foi o auge de sucesso do modelo.
O novo Uno e o fim do maior modelo de sucesso
Sem tirar de linha o Uno Mille, a montadora italiana resolveu apostar em um modelo mais moderno, com o Novo Uno em 2010.
O design foi completamente modificado, além de novos motores 1.0 Evo e Fire 1.4, com potência máxima de ambos em 73 cavalos de potência e 88 cv, respectivamente. Também, as versões do Novo Uno são flex e equipados com freio ABS e airbag – a partir de 2014
Porém, em 2014, enfim, a Fiat tirou de linha um dos seus maiores modelos de sucesso. O Uno Mille foi descontinuado por causa da obrigatoriedade do freio ABS e airbag como itens obrigatórios.
É claro que, para isso, a Fiat lançou uma versão comemorativa para celebrar os bons anos do Fiat Uno Mille no mercado, com o Grazie Mille. Com, 2 mil unidades produzidas, o Uno Grazie Mille veio com um acabamento diferenciado, além de vários equipamentos novos, como:
- Ar-condicionado
- Sistema de som com entrada USB
- Bluetooth
- Direção hidráulica etc.
Se o Fiat Mille chegou ao “fim da linha” com o Grazie Mille, o Novo Uno prossegue forte como modelo popular da montadora italiana. Inclusive, a Fiat prossegue ano após ano com modificações e novos equipamentos para o carro de entrada da montadora.
Você conhece esses detalhes da História do Fiat Uno? Na Karvi você encontra vários modelos – usados e novos – da Fiat.