A Chevrolet continua sofrendo com a falta de semicondutores no mercado. Depois de ficar quase cinco meses sem produzir o Onix em 2021, o que fez o hatch perder a liderança de mercado, agora um novo golpe.
Os modelos Onix, Onix Plus e Tracker vão perder algumas funcionalidades da central multimídia MyLink por falta do componente, que poderão ser, mais tarde, adicionados por meio de um módulo extra.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
A revista Quatro Rodas obteve acesso a um documento que a montadora enviou aos seus concessionários, onde informa que para evitar novas paralisações na produção brasileira, irá retirar algumas funções da central nos modelos Tracker, Onix e Onix Plus.
Segundo a Chevrolet, “as unidades liberadas pela produção a partir de julho de 2022” serão afetadas pela retirada de funções.
Todos os três carros continuam vindo com o sistema multimídia com tela touchscreen de 8”, mas agora sem fornecer internet 4G nativa, projeção wireless e até mesmo o Bluetooth.
Pelo menos o sistema Apple CarPlay continua presente, mas agora exigindo um cabo para sua conexão. Já o Android Auto foi eliminado e não está mais disponível na conexão sem fio e nem mesmo por cabo.
Onix já havia perdido itens
Vale lembrar que em abril deste ano a Chevrolet já havia retirado o ar-condicionado digital do Onix e Onix Plus, equipamento que passou a ser opcional nas versões mais caras.
A Quatro Rodas procurou a montadora para falar sobre o assunto e teve como resposta o seguinte comunicado:
“A cadeia global de suprimentos ainda tem demonstrado imprevisibilidade no fornecimento de componentes, com impactos pontuais na indústria automotiva mundial.
Estamos trabalhando ativamente com nossos fornecedores para mitigar potenciais paralisações na produção e buscar alternativas no intuito de otimizar o prazo de entrega dos produtos aos nossos clientes.
Por isto, temporariamente, versões dos modelos Onix, Onix Plus e Tracker terão novos pacotes de vendas, mais acessíveis, sem dispor de determinadas funcionalidades do multimídia.
A GM informa ainda que será possível a aquisição futura pelo cliente de um novo modulo capaz de habilitar estas funcionalidades. Neste momento, porém, não temos previsão do prazo para a comercialização deste componente”.
Segundo apurado pelo UOL Carros, esse módulo deverá custar em torno de R$ 2.590 quando estiver disponível.
A Chevrolet diz que os modelos terão pacotes de vendas mais acessíveis, o que indica que provavelmente eles receberão uma pequena redução de preços.