Muita gente já ouviu falar de problemas de segurança ao utilizar o Uber, seja por parte dos passageiros ou dos motoristas.
Por isso mesmo, a plataforma está sempre desenvolvendo tecnologias e meios de tentar aprimorar a segurança das viagens. Mas alguns recursos só funcionam se soubermos utilizá-los, então entenda melhor sobre eles seguindo adiante!
Como vimos, as preocupações podem ocorrer dos dois lados, tanto do passageiro quanto do motorista. Por isso, há recursos de todo tipo, como o U-Check, que verifica a identidade de ambas as partes.
Leia também: Carro de Uber: quais as regras para ser aceito no app
Abaixo, conheça os principais mecanismos:
- U-Código (verificação das viagens): Tudo começa por aqui, no auxílio que a Uber dá para o passageiro ter certeza de que está entrando no veículo certo. O que a plataforma faz é disparar um código, que permite confirmação prévia ao embarque e torna a viagem bem mais tranquila para os dois lados.
- U-Check (checagem periódica dos motoristas): Pouca gente sabe, mas os motoristas parceiros da plataforma passam por esse processo frequentemente. Mesmo depois de terem sido aprovados nas etapas de verificação e aceitação da plataforma, eventualmente são escalados para nova verificação. Isso pode incluir outro mecanismo que é o U-Selfie, em que de modo aleatório a plataforma solicita uma selfie do motorista. Até mesmo com movimentos personalizados que ele deve fazer na hora, o que ajuda a evitar fraudes.
- U-Check (checagem do passageiro): Vale lembrar que os passageiros só conseguem se inscrever mediante informação do cartão de crédito, o que já é uma camada de segurança. Além disso, os usuários que quiserem pagar com dinheiro, precisarão informar CPF e data de nascimento. Isso permite que a plataforma confirme sua identidade.
Leia também: Carros aceitos nas categorias da Uber
Rota monitorada
- U-Ajuda (checagem de rota): Outro passo que pode ajudar e muito é o do recurso de GPS, que permite que a plataforma acompanhe cada viagem em tempo real. Isso quer dizer que se a corrida tiver uma parada muito longa não programada, você receberá uma notificação com dicas e ferramentas para buscar eventual ajuda.
- U-Acompanha (compartilhamento de viagem): Esse é outro recurso que tem se tornado companheiro de toda viagem. Basta o passageiro fazer poucos toques na tela para compartilhar seu itinerário completo em tempo real. Assim parentes ou amigos podem ficar de olho na corrida toda, até a hora da chegada.
- U-Help (ligação para a polícia): Por fim, se por qualquer razão você achar que um dos recursos acima não se saiu tão bem quanto o desejado, você pode, em situação de emergência ou de risco, simplesmente chamar a polícia rapidamente. Basta acionar o botão de emergência. No Brasil, o serviço é atrelado ao número 190.
Esses são os principais recursos, sendo que há outros que servem como apoio. Por exemplo, o fato de que seu número de telefone e mesmo seu endereço permanecem anônimos durante toda corrida.
Veja também: Melhores picapes até R$ 60 mil
Também existe a opção U-Elas, em que motoristas mulheres podem receber chamadas apenas de passageiras mulheres.
Além de que hoje o Uber já opera com suporte de segurança 24 horas, durante sete dias da semana. Então, é possível tirar dúvidas e pedir ajuda sempre que for preciso, direto pelo aplicativo.