O universo de patentes do mundo automobilístico não para de crescer, com ideias e tecnologias cada vez mais disruptivas. Algumas não são tão revolucionárias assim, mas ao menos reaproveitam de modo criativo algo que já existia .
É o caso de um dos mais recentes registros de patentes que deu entrada no escritório de marcas da Alemanha. Trata-se de um volante capaz de ventilar as mãos dos motoristas, cuja ideia agora pertence por direito à Mercedes-Benz.
Para que serve a ideia?
Mais do que basear-se no simples ar-condicionado do carro, esse recurso pode ter surgido dos assentos ventilados, que já se disseminam há algum tempo.
De fato, eles já trouxeram ao mercado a ideia de resfriar diretamente o corpo dos motoristas durante o verão, ou aquecê-lo durante o inverno. Contudo, o foco estava apenas nas costas e nas pernas.
Agora, com essa inovação da Mercedes-Benz, podemos falar em uma experiência mais positiva que atinge as mãos do motorista sem que ele precise tirá-la do volante para isso.
Claro que na região da Alemanha faz muito mais frio do que no Brasil, de modo que o uso se voltaria quase que totalmente para a função de aquecimento. Mas por aqui a ideia também viria a calhar.
Primeiro, no sul onde a temperatura às vezes chega bem perto de zero. Depois, no restante do País, com o recurso de resfriar, já que temos um clima predominantemente tropical.
Leia mais: Ar-condicionado: por que é preciso usar e cuidar também no inverno
Como funciona esse volante?
O projeto registra um funcionamento bastante simples, embora inovador. Sua lógica opera com base em um duto de ar que chega até o volante e, por meio de palhetas, controla o fluxo de saída de ar nessa região.
O sistema de aquecimento ou resfriamento seria o mesmo central do veículo, bastando canalizar o ar tratado. A tecnologia também sugere níveis de controle do fluxo e da temperatura, mantendo a opção ligada, desligada ou em graus diferentes.
Além disso, é bem provável que a mudança de temperatura não seja abrupta, mas sim gradual, para evitar desconfortos ou efeitos como o do famoso choque térmico. Essa regulagem não está clara ainda, mas poderá ser manual ou computadorizada.
O controle também pode permitir que o ar se dissemine para além das mãos, atingindo outras regiões da parte de cima do corpo do motorista.
Por fim, vale lembrar que evitar mãos suadas vai além do mero conforto, podendo contribuir também para uma direção mais segura.
Leia mais: Como consertar o ar-condicionado do carro? Veja dicas!