Depois de ter confirmado que entrará na Fórmula 1, a Audi revelou que faz parte de um projeto que vai utilizar vidro reciclado na produção de janelas automotivas. A começar pelo Q4 e-tron, que foi o quarto modelo 100% elétrico da família Audi e-tron a ser lançado. Confira!
Menos CO2 e efeito estufa
O projeto ainda é piloto. A montadora alemã ainda vai mensurar os efeitos e determinar a viabilidade do uso de vidro reciclado em seus carros. Por outro lado, vê bastante potencial.
O reaproveitamento melhoraria o descarte nesse setor. Ele geralmente é alimentado por janelas automotivas e tetos solares panorâmicos.
O material costuma se voltar para a confecção de isolantes ou mesmo de garrafas de bebida. Se tudo der certo, a Audi irá além do Q4 e-tron, testando também a produção reciclável de outras partes e peças.
Além de desenvolver novos circuitos de produção, isso também torna a cadeia de valor da montadora mais sustentável. Isso pode reduzir a emissão de CO2, já que matérias-primas como areia de quartzo não precisarão mais ser processadas.
Na ponta do lápis, o vidro reciclado pode chegar a emitir até 30% menos quantidade de dióxido de carbono, que é o principal vilão do famoso efeito estufa.
Leia mais: Para-brisas: um guia completo para a manutenção
As parcerias e a produção
A Audi conta com três parceiras que têm uma função muito clara dentro do projeto. A Reiling Glas Recycling processa todo vidro que será reaproveitado (parte pode vir de peças defeituosas da própria linha de produção da Audi).
Depois, a Saint-Gobain Glass transforma o material em vidro de base. Por fim, a Saint-Gobain Sekurit produz o novo vidro automotivo, encaminhando a peça de primeira qualidade para a montagem do Audi Q4 e-tron.
Basicamente, trata-se de destruir o material velho, eliminar impurezas, derreter o que resta e fabricar, segundo as demandas da indústria automobilística, um novo vidro laminado. Neste sentido, o processo lembra bastante a reciclagem do plástico e do metal.
Leia mais: Audi Q3 aposenta motor 1.4 turbo no Brasil; veja preços