Caso você não saiba o que é um carro alienado, é bem provável que sempre que escute fique confuso. Mas viemos solucionar esse problema, qualquer veículo que seja comprado como “alienação fiduciária” e possui parcelas a serem quitadas, é chamado de carro alienado.
Isso acontece porque enquanto você não pagar todas as parcelas, o carro pertence ao local que te vendeu e até o momento da quitação, você apenas o utiliza. Pode se dizer que a alienação é uma forma de garantia para o vendedor, de que ele terá menor prejuízo, caso você não pague todas as parcelas.
Veja também os melhores sedãs usados até R$ 35 mil
Por que foi criada essa forma de comprar carro?
De acordo com os especialistas, a alienação fiduciária é uma forma que os condutores encontram de reduzir o valor total do carro em casos de quem faz empréstimo ou financiamento. Neste caso, as taxas de juros são bem menores, visto que o vendedor não corre tanto risco de ficar sem o valor da venda. Esse risco é menor, pois em casos de problemas com o pagamento, o carro poderá ser retirado do ‘comprador’ e ser vendido novamente pela loja em questão.
Tem medo de usar o Uber? Veja como usar os recursos de segurança que o aplicativo oferece
Como fazer alienação de um veículo?
O primeiro requisito é que o carro deve estar com a documentação atualizada e em seu nome. Além disso, o modelo precisa estar em boas condições gerais. Por fim, precisará de alguns documentos, sendo eles: RG – CPF – DUT – CRV.
Veja também: Os melhores SUVs usados até R$ 50 mil
O que avaliar antes de comprar um carro alienado?
A dica é que verifique como está a parte interna e externa do veículo, se está com a documentação em dia e se não existe nenhum problema financeiro.
Todos os carros parcelados, são alienados?
Não, pois na concessionária você pode ter outras opções de crédito. Porém, existem casos em que as parcelas podem ser mais altas, devido aos juros.
Como consultar um veículo alienado?
Através do site do Detran, conseguirá acessar a aba “Consulta de Veículos” e ao digitar a placa e o número do Renavam, irá saber se existe alguma pendência ou não.