Com a eletrificação dos carros, já se tentou adaptar as baterias até para funcionamento à base de esterco. Então, não surpreende que a montadora Lightyear tenha feito isso com placas movidas a energia solar, não é mesmo?
Na verdade, desde 2019 a marca holandesa promete lançar seu carro que, além de ser 100% elétrico, é movido a energia solar. Agora, já temos uma data para o início das encomendas.
Autonomia acima do Tesla Model 3
A Lightyear se apresentou ao mercado como uma startup, que fez rodadas de investimento para captar nada menos que US$ 110 milhões a fim de viabilizar seu projeto. Ao todo foram cerca de seis anos de pesquisa, criação e desenvolvimento.
Até que o Lightyear One conseguiu atingir uma autonomia de 710 km. Para isso o veículo, que tem painéis solares que chegam a 5 m², contou com uma carga completa e com 11 mil kWh de produção de energia a bordo.
Essa produção autônoma é apoiada tanto na recarga solar quanto no mecanismo de freio regenerativo. Sendo que o consumo de energia do conjunto é de apenas 137 Wh a cada 1,6 km rodado.
Leia mais: Carros elétricos: 5 mitos e verdades sobre a tecnologia
Trata-se de um desempenho que ainda não tinha sido verificado em nenhum carro elétrico particular comercial, como foi salientado por Lex Hoefsloot, cofundador e atual CEO da startup. O Lightyear One fica acima, por exemplo, do Tesla Model 3 Long Range (530 km).
Em geral, as marcas de veículos elétricos apresentam modelos que consomem até 50% a mais de energia em relação ao Lightyear One. Hoefsloot ressaltou que num dia ensolarado médio o carro é capaz de rodar até 50 km, somente com a energia produzida pelo sistema solar.
Quanto vai custar o Lightyear?
A marca aproveitou para anunciar que, a partir do terceiro trimestre deste ano, estará recebendo pedidos, já que o modelo será fabricado sob encomenda.
Serão apenas 946 unidades, produzidas na Finlândia. Os interessados já podem ir engordando o cofrinho: o preço inicial será de 250 mil euros. Algo em torno de R$ 1,3 milhão, em conversão atual.
Leia mais: Revuelto pode ser nome do primeiro Lamborghini 100% elétrico