Levar seu veículo para a oficina mecânica é um passo muito para manter a saúde do veículo. Dessa forma, evita imprevistos no dia a dia, e também mant´´em o valor de revenda superior ao de unidades sem o mesmo cuidado.
Porém, não é tão simples encontrar uma boa oficina mecânica, pois por mais que existam inúmeras, nem todas são boas e exemplares.
Pensando nisso, optamos por separar algumas informações para que você evite problemas no momento de escolher uma boa oficina.
Dicas para boa escolha da oficina mecânica
- Busque indicações
O primeiro passo é procurar indicação, ou seja, pergunte aos seus amigos e familiares. Eles poderão ajudar a evitar “roubadas” e encontrar estabelecimentos idôneos. E até ajudar naquele “descontinho”. Sendo assim, opte sempre pelas oficinas recomendadas, para que não seja pego de surpresa.
- Orçamentos detalhados
É importante analisar de forma detalhada os orçamentos. A oficina tem como obrigação emitir uma ficha detalhada do estado do automóvel, incluindo todos os pontos do veículo. Além disso, vale lembrar que nela vêm listados os serviços que serão executados.
- Peças originais
Neste caso, é importante analisar a compra de peças originais ou de fornecedores paralelos. É importante discutir o tema com o mecânico responsável pelo serviço. No entanto, caso isso seja desrespeitado, é necessário confirmar antes de retirar o carro da oficina.
- Garantia
Todos os serviços prestados pela oficina precisam ter garantia de 90 dias de acordo com o Procon. Neste caso, é estabelecido este ponto, pois em casos de problemas posteriores, a oficina é obrigada a corrigir qualquer eventual ocorrência.
Sendo assim, antes de retirar seu automóvel confira todas as informações, analise seu veículo se ele está nas mesmas condições que foi deixado, sem nenhuma arranhão ou novo amassado e se todos os pontos foram arrumados.
Analisando todos esses pequenos pontos e tendo esses cuidados, será mais difícil ter problemas ao realizar reparos ou manutenção preventiva em seu veículo.