Poucas brigas históricas foram tão frutíferas quanto a do dia em que o senhor Ferruccio Lamborghini se desentendeu com o senhor Enzo Ferrari.
Hoje os detalhes da discussão formam uma espécie de lenda urbana do universo automobilístico. Mas uma coisa é certa: Ferruccio saiu da briga decidido a criar a montadora Lamborghini, uma das maiores marcas de carros de luxo do mundo.
Ao confrontar o cavalo rampante da concorrente (famoso logo da Ferrari), ele preferiu usar um touro. Depois, os nomes de touros de combate batizaram modelos célebres dos novos automóveis, como Miura, Diablo, Gallardo, Aventador e Huracán, entre muitos outros.
Miura
Nome de uma fazenda de gados, dela saíram alguns dos animais mais célebres do mundo das touradas. Os super esportivos da Lamborghini reinaram de 1967 a 1973.
Com uma motorização V12 e potência de 300 cv, eles foram considerados os supercarros mais rápidos da época. Também foram os primeiros Lamborghini a atingirem números tão altos. Além de ter surgido envolto em mistério, já que teria sido projetado em segredo, a princípio sem o conhecimento de Ferruccio.
Diablo
Esse foi um touro do século XIX, que em 1869 enfrentou o toureiro El Chicorro e se tornou exemplo de resistência. Os carros da Lamborghini fariam a homenagem mais de um século depois.
Essa série foi produzida entre 1990 e 2001. Aqui a marca italiana trouxe um V12 5.7L que beirava os 500 cv, capaz de fazer 100 km/h em 4 segundos e chegar aos 325 km/h.
Leia mais: Os superesportivos de luxo da Lamborghini
Gallardo
Neste caso a marca optou não por um touro lendário, mas sim por uma raça, que vinha desde o século XVIII. Os esportivos foram lançados entre 2003 e 2013.
O motor é um V10 com seus 520 cv, capaz de fazer até 318 km/h e chegar aos 100 km/h em 4,2 segundos. Em 2005 a revista Car Design News colocou-o na lista dos 10 carros mais lindos do mundo.
Huracán
Esse touro fez horror na Plaza de Toros, em 1879, ferindo um pontilheiro, um picador e outros homens, a ponto de matar um deles. Os carros da marca italiana vieram para substituir os Gallardos.
Com início em 2014, eles ainda estão em catálogo. O bloco é o mesmo do modelo precedente: um V10 de 520 cv, mas esse chega aos 100 km/h em 3,2 segundos apenas, e aos 200 km/h em menos de 10 segundos.
Aventador
Esse é o mais recente dos animais que acabariam batizando os carros, tendo competido pela última vez em 1993, na Feria del Pilar de Zaragoza. Já o primeiro Lamborghini foi anunciado em 2011, e também permanece em catálogo atualmente.
Sob o capô encontramos um V12 6.5L com 700 cv, capaz de fazer 100 km/h em incríveis 2,9 segundos e chegar até 350 km/h.
Leia mais: Obras de arte: super carros que ainda são feitos à mão