Há muitos dispositivos e recursos veiculares que podem causar confusão. É o caso dos tipos de farol, que podem ter várias versões ou funcionalidades. É o que ocorre com os de milha e de neblina, que muita gente confunde ambos.
Quando falamos em luzes auxiliares, é preciso lembrar que elas devem ser usadas conforme o horário do dia, o tipo de via, as condições climáticas e tantos outros fatores. Para entender melhor, siga adiante!
Farol de milha: o que é e como usar?
Tanto o farol de milha quanto o de neblina são adicionais, por isso nem todo carro conta com eles. As diferenças entre ambos não param apenas no uso. Mas envolvem também a altura em que são fixados e até a cor da luz.
No caso do farol de milha, o nome remete a uma milha de distância (1,6 km). Na prática, ele costuma ficar entre 200 e 400 metros de alcance, ao passo que o farol alto comum costuma atingir no máximo 100 metros.
O farol de milha costuma ter cerca de 80 cm de altura em relação ao chão. Ou seja, ele fica acima do parachoque e geralmente ao lado dos faróis comuns (alto e baixo), o que garante esse alcance maior com alta precisão e intensidade.
Sua luz será sempre de cor branca, o que o ajuda a chegar mais longe. Portanto, o indicado é utilizar o farol de milha apenas quando o condutor quiser enxergar além do que o farol alto permite.
Sem se esquecer da obrigação de usar o farol de milha somente em vias não iluminadas. E também de apagá-lo rapidamente se vier um carro na contramão, para não ofuscar a visão dos outros motoristas.
Farol de neblina: como usar e por quê?
Neste caso, o nome também ajuda bastante, já que indica que seu uso é ideal para situações de neblina, bem como de chuva, nevoeiro e afins. Seu papel não é iluminar obstáculos à frente, mas sim a via à frente.
Dito de outro modo, ele não ilumina o mais longe possível, mas sim o máximo de espaço à frente do carro. O problema dos demais faróis é que a luz mais clara reflete na neblina ou da chuva intensa, piorando a visão.
Por isso, trata-se de uma luz com facho mais aberto e em cor amarela. Ou seja, um farol que na prática nem reflete e nem atravessa a neblina. Mas ilumina mais próximo aos olhos do motorista, especialmente em rodovias.
Outro traço é sua altura, que é menor do que a dos demais faróis. O indicado é instalar o farol de neblina cerca de 30 cm acima do chão, não mais do que isso. Além de que ele precisa ser levemente inclinado para baixo, na vertical.
Vale lembrar que o farol de neblina até pode ser usado em via iluminada (ao contrário do farol de milha), mas sempre em conjunto com o farol baixo.