De acordo com um relatório feito pela empresa de pesquisa Bloomberg Intelligence, estão prevendo uma modificação na pirâmide dos fabricantes de veículos elétricos.
O levantamento mostrou que a atual “menina dos olhos” dos carros elétricos, Tesla, não permanecerá por muito tempo no topo desse ranking. O relatório mostra que nos próximos 18 meses, é provável que ela seja ultrapassada pela Volkswagen.
Este relatório usou como base o fato de que o Grupo Volkswagen já é responsável por vender mais carros elétricos na Europa do que a Tesla. Além disso, no ano passado os números das vendas de veículos elétricos da VW foram duplicados em relação a 2020.
Foram cerca de 310 mil veículos vendidos em 2021 pela Volks, comparando com aproximadamente 170 mil vendas da Tesla, este valor não foi confirmado pela Jato Dynamics.
Atualmente, ainda é baixo o número de vendas dos elétricos da VW nos Estados Unidos, mas ainda assim, ocorreu uma triplicação nas vendas comparado a 2020. A fabricante que planeja ocupar um espaço popular, vendeu cerca de 37.200 veículos em 2021.
Para comprovar a afirmação da montadora ser popular, mencionaram que grande parte dos modelos disponibilizados pela Volkswagen já estão esgotados neste ano, mas enfatizaram que isso também pode ser em decorrência ao alongamento dos prazos de entrega que foram causados pelas crises que o mercado automotivo vem enfrentando, especialmente de semicondutores.
Vendas da Tesla
No ano de 2021, a Tesla também garantiu recordes, vendeu cerca de 936.222 carros elétricos em todos as partes do mundo. Tal ato, fez com que a montadora ultrapassasse inúmeras marcas, subindo 35 posições na lista da Fortune 500, em decorrência aos US$ 50 bilhões em sua receita anual.
Conforme apresentado, estima-se que a participação no mercado global seja elevada para 15% até 2025, considerando que em 2021 foram registrados apenas 6%. De acordo com o que foi informado, a China e a Europa serão as responsáveis por impulsionar o aumento de forma significativa.