Você sabe o que é o sistema antiesmagamento dos vidros elétricos? Se não sabe continue lendo e entenda se seu veículo possui o sistema de segurança. Ele é capaz de evitar ferimentos em crianças e animais com o acionamento inadvertido dos vidros elétricos.
Desde o ano de 2017, todos os vidros elétricos que são automáticos, já possuem a função antiesmagamento. Essa obrigatoriedade ocorreu após uma ordem do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
De acordo com a Norma do Contran resolução 468/13, diz que o dispositivo deve inverter o movimento antes de exercer uma força de aperto superior a 100 N dentro de uma abertura de 4 mm a 200 mm acima da extremidade da janela.
A principal função desta medida é conseguir impedir que ocorra qualquer esmagamento causado pelo acionamento do vidro. Essa medida protetiva, poderá evitar que crianças se prendam ou tenham os dedos presos. Além disso, será o suficiente para evitar acidentes mais sérios, como por exemplo as lesões no pescoço.
Esse sistema de segurança funciona com sensores de pressão, o qual conseguirá identificar caso tenha algum objeto com resistência no momento de fechar. Se o movimento do vidro for impedido, eles começarão a operar no sentido inverso.
Existem algumas configurações que poderão fazer com que o vidro recue 20 centímetros, porém em outras, poderá voltar ao ponto inicial, ou seja, abrir por completo. Vale lembrar que tal ferramenta requer manutenção anual para confirmar que está tudo certo, pois, a parte elétrica requer um cuidado especial.
Além disso, outros sistemas contribuem para a segurança dos passageiros, como o bloqueio do comando dos vidros traseiros.