A Divisão de Performance da Honda mostrou uma edição especial do Civic Si para quem deseja usar o modelo exclusivamente nas pistas. O Civic Si FE1 tem algumas modificações específicas para esse fim e preço razoavelmente baixo.
O modelo será vendido nos Estados Unidos por US$ 55 mil, cerca de R$ 284 mil em conversão direta. As primeiras entregas ocorrerão a partir de novembro próximo.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Sob o capô, vai instalado o mesmo 1.5 turbo de 204 cv do Si de rua, mas com cinco níveis de performance selecionáveis. O câmbio é manual de seis marchas encurtadas com uma 4ª reforçada e diferencial de deslizamento limitado.
O sedã foi amplamente revisado para perder peso antes de entrar na pista. Para isso, perdeu isolamentos acústicos, teto solar e vários revestimentos.
Também ganhou itens exclusivos, principalmente na suspensão. O conjunto agora tem amortecedores ajustáveis da Bilstein nas quatro torres com dois pontos de absorção. Câmber e cáster podem ser ajustados.
Nos freios, o Civic para as pistas têm pinças Wilwood de seis pistões e discos de alto desempenho Pagid RST3. Completando o pacote, uma gaiola de proteção, banco concha e cintos de seis pontos com volante de liberação rápida.
Tudo isso começa a justificar porque este Civic custa quase o dobro de um Si convencional. O modelo normal parte de US$ 28.595 no mercado americano.
Fuçado de fábrica é padrão nos EUA
O Civic FE1 é produzido na fábrica especial da Honda, em Ohio, de onde também saem os Acura NSX e Acura esportivos.
A iniciativa não é inédita por lá, onde marcas como a GM possuem kits especiais de fábrica para uso em pista.
O Camaro possui uma versão específica para arrancada, a COPO. Uma das opções de motor tem 572 polegadas cúbicas, nada menos que 9.4 litros.