Nos últimos anos, as viagens internacionais vêm crescendo cada vez mais. Mesmo depois da pandemia, o turismo já voltou a se aquecer, o que faz muitos brasileiros terem dúvidas sobre como tirar habilitação e poder dirigir em outros países.
Lembrando que já falamos sobre aluguel de carro no exterior, e sobre a nova CNH, que vem traduzida em inglês e espanhol. Agora veja como conseguir sua Permissão Internacional para Dirigir (PID).
Confira a lista de países membros
Ao contrário do que alguns pensam, o processo não ocorre no país para onde você for viajar, mas começa aqui no Brasil, com o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) da sua região.
Ou seja, é no Detran que você vai solicitar sua Permissão Internacional para Dirigir. O órgão faz todos os trâmites graças a um tratado do qual fazemos parte desde 2009, que é a Convenção de Viena.
Ao todo, os países signatários são em mais de 100, então o seu local de destino também precisa fazer parte da Convenção. Ou, no mínimo, precisa ter o Princípio de Reciprocidade com o Brasil. A lista de membros você confere aqui.
Depois da lista, é aconselhável consultar o site da embaixada ou consulado do país de destino, apenas para verificar as condições de trânsito que eles exigem.
Lembrando que a PID emitida no Brasil será válida nesses territórios, mas para isso será preciso apresentá-la junto com a sua Carteira Nacional de Habilitação.
Do mesmo modo, sua CNH precisa estar válida, além de não estar nem suspensa e nem cassada. Ou sob qualquer outra restrição judicial ou administrativa.
Como solicitar a minha PID?
Cada estado tem o seu próprio Detran, sendo que o processo de solicitação da Permissão Internacional para Dirigir pode variar de um local para outro.
Atualmente, a maioria dos estados oferece a opção de solicitar pela internet. É o exemplo de São Paulo, que permite fazer a solicitação por aqui. Depois de pagar a taxa do documento e do frete, você pode recebê-lo em casa.
Na prática, o documento da PID vai emitir os dados de sua CNH em sete idiomas: português, inglês, espanhol, francês, alemão, árabe, e russo.