A Great Wall Motors revelou detalhes da tecnologia híbrida que vai equipar seus modelos no Brasil. O primeiro a chegar será o SUV Haval H6, previsto para o fim do ano.
Chamada de DHT, sigla para Dedicated Hybrid Technology, o sistema terá três configurações possíveis com potências de até 483 cv.
O sistema é parecido com o usado pela Caoa Chery, mas segundo a marca, a programação usada pela Great Wall será específica.
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A mais simples é híbrida convencional, que combina um motor 1.5 turbo de 156 cv e um motor elétrico de 177 cv. A potência total pode variar entre 243 cv e 393 cv com tração dianteira.
O torque combinado chega aos 58,1 kgfm na variante chamada de 1.5T+DHT130. O câmbio é um automático de dupla embreagem de sete marchas.
A configuração híbrida plug-in adiciona baterias mais poderosas ao mesmo conjunto. Com isso, o Haval H6 pode rodar até 200 km em modo totalmente elétrico.
A recarga dos 41 kWh pode ser feita em qualquer tomada e a marca promete 80% da autonomia de volta em 29 minutos plugado em um carregador rápido.
Além das baterias maiores, as versões plug-in também possuem uma sofisticada transmissão de duas marchas para o motor elétrico. O sistema é semelhante ao usado pela Porsche no Taycan.
SUV esportivo de quase 500 cv
Uma terceira configuração, chamada de 1.5T+DHT130+P4 adiciona um segundo motor elétrico, no eixo traseiro. Assim, o veículo fica com tração integral e a potência salta para até 483 cv. Este conjunto é capaz de rodar até 180 km apenas com as baterias.
No entanto, o Haval H6 não receberá esta motorização. A Great Wall ainda não revela qual modelo terá este conjunto, mas que prepara outro carro com perfil mais esportivo para o mercado brasileiro.
Segundo a marca, a intenção é competir no segmento médio de SUVs. O Haval H6, inclusive, tem porte próximo ao de um Jeep Compass ou de um VW Tiguan.
Isso significa que, mesmo com uma motorização mais sofisticada, o SUV deverá ter preços contidos. Ao menos espera-se que abaixo dos elevados R$ 360 mil do Compass híbrido.