Mesmo já tendo negado algumas vezes, parece que agora a McLaren deu o braço a torcer e está trabalhando em um SUV. A marca resiste há pelo menos uma década e já afirmou contundentemente que jamais faria um modelo do tipo.
Isso mesmo com o sucesso estrondoso de modelos como Lamborghini Urus e Bentley Bentayga. Além deles, a própria Ferrari também desistiu de resistir e já está nos toques finais de seu Purosangue.
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No entanto, mesmo que o exótico SUV inglês se torne realidade, não espere um V8 gritante sob o capô. O mais provável é que o primeiro McLaren SUV seja também o primeiro modelo totalmente elétrico da marca.
Os detalhes ainda são pouquíssimos, de acordo com a revista inglesa Autocar. O modelo deverá ter tração integral graças ao uso de dois motores elétricos, um para cada eixo. Uma versão com três motores garantirá o desempenho digno dos McLaren mais poderosos.
Além disso, um dos pontos chave será o uso de novas baterias de estado sólido. A tecnologia ainda está em desenvolvimento e vai ajudar a manter o peso mais baixo do conjunto. O futuro Lotus Eletre deverá vir com elas e manter a balança na casa das duas toneladas.
Esse peso é considerado baixo para um SUV elétrico com esse nível de potência. Um Tesla Model X Plaid pesa cerca de 2,5 toneladas.
Montanha de força
O comentário na marca é que a McLaren finalmente estaria mais aberta à ideia de fazer um SUV. Já há até um nome cotado para o novo modelo, que pode se chamar Aeron. Da língua hebraica, significa “montanha de força”, adequado a um SUV da marca.
Em todo caso, a tal montanha não viria nada barata. A Autocar especula que o Aeron não custe menos que 350 mil libras, R$ 2,2 milhões em conversão direta. E o céu será o limite em personalizações possíveis, assim como os esportivos da marca.
O modelo será o primeiro SUV de rua da McLaren, mas não será o primeiro fora-de-estrada a sair das instalações de Woking. A marca fez em 2021 um carro sob encomenda para a temporada da Extreme E, de jipes elétricos.
O modelo das fotos pesava 1.780 kg e tinha dois motores elétricos com 543 cv combinados. A potência era suficiente para levar o conjunto de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos, pilotados pela dupla de pilotos Emma Gilmour e Tanner Foust.