O governo de Vladimir Putin vai entrar com medidas para tentar salvar um pouco do mercado interno de automóveis. A indústria russa foi fortemente atingida pelas sanções geradas pelo conflito com a Ucrânia. As vendas caíram pesados 83,5% em maio.
Os dados são da Associação Europeia de Negócios, que apontam a severa crise enfrentada pelo mercado russo. Ainda segundo Putin, o governo deve ter até setembro um novo plano de recuperação do mercado.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Com as sanções, os preços dos carros na Rússia subiram cerca de 50% desde o início do ano. Isso paralisou a demanda num país onde os salários estão congelados. O poder de compra vem caindo nos últimos 20 anos.
Mesmo com um amplo programa de substituição de importações, o mercado de automóveis russo ainda é muito dependente de importações. Por isso, vem sofrendo muito com os bloqueios e a saída de marcas do país.
Veja também: Renault vende toda sua operação na Rússia
Êxodo europeu
Como se não fosse suficiente, algumas empresas que fabricavam no país deixaram de produzir internamente. Foi o caso da Autovaz, a maior fabricante local, que culpou a crise nos semicondutores.
A Renault é uma das marcas que deixou de operar no país e vendeu suas operações locais. A marca francesa tem participação na Autovaz.
Diversas marcas deixaram de operar no país, fechando concessionárias e interrompendo as importações. Foi o caso de Mercedes-Benz e Volvo, que pararam de vender seus carros na Rússia.
Esse movimento também impactou diretamente na queda nas vendas de carros novos na Rússia e na alta dos preços dos modelos já importados para o país.
O Ministério do Comércio vai injetar 20,7 bilhões de rublos, cerca de R$ 2 bilhões para compensar a menor demanda por carros novos.
Metade será usado para retomada do crédito para compra de carros e descontos para financiamentos de modelos elétricos ou movidos a gasolina.