Design é um fator muito variável, pois cada consumidor possui gostos diferentes, mas é inegável que a Hyundai criou uma grande polêmica ao lançar a nova geração do hatch compacto HB20, em setembro de 2019.
O modelo, que era considerado bonito em sua primeira geração, passou a ser motivo de estranheza e até mesmo comparado a um bagre, por conta da grade dianteira com formato que lembra a boca do peixe.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
No meio do caminho, a empresa adotou a solução de mudar a moldura da grade para preto, o que deixou a tal “boca de bagre” menos perceptível.
Menos de 3 anos depois, a Hyundai pretende corrigir esse “defeito” do modelo com uma reestilização, que chegará em julho deste ano como linha 2023, segundo informações.
De acordo com o site “Autos Segredos”, a Hyundai já planejou o lançamento do modelo reestilizado para o mês que vem.
É possível que alguns dias antes do lançamento a montadora utilize a comum estratégia de soltar informações aos poucos, como teasers mostrando pedaços do design e dos novos equipamentos, assim como fez com a nova geração do Creta e também com a recém-chegada versão N Line do SUV.
Projeção do novo Hyundai HB20
O foco se manterá na atualização visual, mas certamente a lista de equipamentos receberá novidades, principalmente nas versões mais caras da gama.
Através de um projeção realizada pelo Overboost BR aos sites “Falando De Carro” e “Motor1” com base nos flagras, é possível imaginar como ficará o design do hatchback.
A dianteira eliminará a grade polêmica e empregará uma dividida em dois níveis, mas este item ainda deve continuar meio ousado, pois aparentemente será bem grande. Conforme algumas fotos do modelo em testes já anteciparam, a luz de seta ficará localizada no para-choque, e não junto ao conjunto óptico principal.
Já a lateral deve continuar igual, com exceção de novas rodas de liga-leve ou novo desenho para as calotas, no caso das versões mais básicas.
Na traseira se encontra também uma importante modificação, visto que as lanternas, que a maioria do público dizia que estavam invertidas (de cabeça para baixo), terão uma aparência próxima à vista no novo Tucson estrangeiro, mas provavelmente sem a barra que as interliga. Pode ser que as configurações mais refinadas tragam iluminação em LED para lanterna e luz de freio.
Da mesma forma antecipada pelos flagras, podemos ver que a luz de seta traseira também estará separada das lanternas, sendo transferida para o para-choque e ficando ao lado da luz de ré e dos adesivos refletivos.
O HB20S, versão sedan, deve contemplar as mesmas novidades na região frontal, mas a traseira possui fortes chances de continuar igual, ou então com alterações muito discretas.
Conjunto mecânico
Os motores e as transmissões disponíveis atualmente deverão continuar em linha, tanto no hatchback quanto no sedan.
Porém, de acordo com o apurado pela revista Quatro Rodas, os motores 1.0 flex aspirado e 1.0 turboflex, que hoje são importados da Coréia Do Sul, provavelmente começarão a ser produzidos em uma nova fábrica de motores da Hyundai.
Inicialmente em regime CKD, quando parte do produto vem desmontado e as peças finais são montadas aqui no Brasil, dando originalidade ao projeto.
A Quatro Rodas ainda diz que o propulsor 1.0 Kappa aspirado, que hoje rende até 80cv e 10,2 kgfm, receberá modificações e passará a ser chamado de 1.0 SmartStream, melhorando até 10% na eficiência do conjunto.