A Chevrolet só lançou o Corsa no Brasil em 1994, mas o simpático hatch possui uma longa história, que completa 40 anos agora em 2022. Tanto que a Opel, marca que originalmente desenvolveu o modelo, lançou uma série especial para comemorar a data especial na Europa.
Isso porque o modelo continua em produção até hoje por lá. Atualmente, o Corsa divide plataforma com o Peugeot 208. Já que em 2017, a marca alemã foi vendida pela GM ao grupo PSA (Peugeot-Citroën), atualmente parte do Grupo Stellantis.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
A série especial Corsa 40 Years terá 1.982 unidades fabricadas, em homenagem ao ano de lançamento do modelo. Outras 1.000 serão destinadas ao mercado inglês, com emblemas Vauxhall – versão britânica da Opel.
O modelo será vendido exclusivamente na versão elétrica Corsa-e, e na cor Rekord Red, um tom de vermelho. A inspiração vem da coloração usada na primeira geração do Corsa. Rekord, aliás, era como o Opala se chamava na Europa.
Por fora, o Corsa 40 Years tem rodas exclusivas de 17 polegadas com pintura preta brilhante. Detalhes foscos dão o toque final. A cabine tem bancos com a parte central xadrez, inspirada numa versão esportiva do Corsa europeu dos anos 80.
A Opel entregará um par de meias com o mesmo padrão de xadrez dos bancos. As meias podem ser encomendadas em tamanhos pequeno ou grande.
Cada carro terá uma placa numerada no painel, que vem também com o emblema da versão comemorativa. A versão é baseada no Corsa elétrico topo de linha, que traz itens como bancos aquecidos, multimídia de 7 polegadas e assistentes de condução.
Corsa 40 anos: história no Brasil
A história do Corsa por aqui começou bem depois, com o carrinho já em sua segunda geração na Europa. Mas nem por isso foi menos brilhante.
O modelo chegou balançando o mercado de modelos de entrada com motor 1.0, que engatinhava em 1994.
Tamanho foi o sucesso que o CEO da GM Brasil na época, Andre Beer, veio à público em um comercial da marca pedir que as pessoas não comprassem o carro com ágio nas concessionárias.
Os concorrentes na época eram bem mais antigos, modelos como Fiat Uno Mille, VW Gol 1000 e Ford Escort Hobby. O Corsa deu um banho de modernidade em todos eles e fez a concorrência se mexer.
Logo vieram novas versões e uma família completa, com um sedã desenvolvido totalmente no Brasil, uma simpática perua e até uma picape.
A primeira motorização era fraca, um 1.0 com apenas 50 cv, mas era condizente com o mercado da época. O Corsa também era muito superior ao modelo que substituía, o Chevette.
Mais moderno
A segunda geração do Corsa nacional veio em 2002, alinhada com o modelo europeu. Moderno, espaçoso e bonito, o Corsa cresceu e foi brigar mais com o Polo até do que com o Gol na linha VW.
Dele, veio a minivan Meriva, também desenvolvida pela GM brasileira e muito bem aceita pela Europa. Também deu origem à Montana, uma versão mais madura da Corsa Pick-up.
O segundo Corsa que conhecemos também teve um sedã, e versões com motores 1.0, 1.4 e 1.8. Até mesmo uma curiosa versão com embreagem automática, a rara Autoclutch, chegou a existir.
Pode parecer que não, mas o modelo já saiu de linha há uma década no Brasil, tendo sido em parte substituído pelo Agile e posteriormente pelo Onix.
A GM optou por seguir outro caminho com a linha de compactos no País e deixou o Corsa restrito ao mercado europeu.