Pouca gente sabe, mas Fiat, Peugeot e Citroën, além de Jeep, Ram, Chrysler e outras, são montadoras pertencentes a um único grupo empresarial.
Ao todo são 14 marcas de carro sob o guarda-chuva da Stellantis, incluindo ainda Maserati, Dodge, Alfa Romeo, Abarth, Lancia, Vauxhall, Opel e DS Automobiles. A fusão, concluída em janeiro do ano passado, colocou o grupo na posição de 4º maior do mundo automotivo.
Com isso, não é difícil imaginar que ele vem liderando o comércio de carros nos principais mercados sul-americanos. Só de janeiro até maio deste ano, foram mais de 323 mil automóveis vendidos, cota que representa 23,5% do total das vendas na região.
Os número por países
No Brasil, este nosso país de dimensões continentais, foram 232 mil carros no mesmo período. O que já equivale a 33,7% do total de unidades vendidas.
Na Argentina o percentual foi de 34,7% do mercado total, com 56,6 mil veículos comercializados. Ali também houve recorde de produção do grupo, sendo 8.340 unidades do Fiat Cronos e 6 mil do novo Peugeot 208.
A fórmula de sucesso se repetiu no Chile, em que 21,3 mil unidades da Stellantis representaram 11,4% do mercado local, ficando à frente do montante das demais montadoras. Internamente, as marcas que despontam no grupo são: Peugeot, Citroën, Ram, Jeep, Opel, Fiat e DS.
O alcance das marcas
Em maio deste ano, a Fiat comemorou o 17º mês consecutivo de liderança em vendas no Brasil, com mais de 150 mil unidades emplacadas nesse período. O que por si já é mais que 22% de participação no mercado local.
Sendo que 3 modelos aparecem no ranking de Top 10 mais vendidos no acumulado do ano: Fiat Strada em 1º, Fiat Mobi em 4º e Fiat Toro em 10º.
Na Argentina não é diferente. A Fiat é a mais vendida do grupo (27,6 mil unidades), seguida pela Peugeot (16,6 mil) e pela Citroën (6,5 mil). Sem falar que a Jeep não passa vergonha com seus 5 mil carros comercializados. A Ram, por sua vez, marca 538 unidades.
Por aqui, Peugeot, Citroën e Ram também vão bem: 16,7 mil carros vendidos desde janeiro, seguidos de 8,3 mil e de 709 exemplares, respectivamente.
O caso da Jeep também chama atenção, já que é líder entre os SUVs disponíveis no Brasil, sobretudo com o Jeep Renegade e o Jeep Compass. Somando todos os modelos da marca, são mais de 20% de participação e mais de 12 mil unidades comercializadas.