Atualmente, parece que a eletrificação realmente veio para ficar. Mas nesse meio existem muitas abreviações e possibilidades que nem todos entendem ainda. E elas são fundamentais para o setor.
Na verdade, o carro elétrico permite uma gama incrível de adaptações. Já falamos aqui sobre experimentos de veículos à base de energia solar ou até mesmo movido a esterco. Agora, vamos entender as siglas principais desse universo!
Os EVs e os BEVs
Para começar, “Electric Vehicle” ou “Batery Electric Vehicle” remetem ao mesmo tipo de tecnologia, que é a do Veículo Elétrico ou Veículo Elétrico a Bateria.
É preciso tomar cuidado, pois há quem use a sigla ou mesmo a definição “carro elétrico” para qualquer veículo que tenha essa tecnologia ou sistema. Isso mesmo que o carro seja adaptado com células conversoras ou que seja híbrido.
Por definição, no entanto, a sigla deve indicar apenas os carros 100% elétricos. Ou seja, movidos apenas por motor ou motores elétricos e alimentados só com baterias. E que podem ser carregadas em tomadas comuns ou de alta voltagem.
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HEV: “Hybrid Electric Vehicle”
No Veículo Elétrico Híbrido temos dois sistemas ou tipos de motores, os elétricos e os de combustão, que costumam ser o de maior potência.
O funcionamento é escalonado ou combinado, focando no sistema elétrico em velocidades e distâncias menores e no outro quando se quer mais potência. Além disso, o motor a combustão é quem recarrega as baterias, que não vão na tomada.
Para recarregar, os carros mais sofisticados aproveitam até a energia cinética gerada pelos freios. Bem como a inércia da famosa “banguela”, quando o carro está em movimento sem aceleração dos motores.
PHEV: “Plug-in Hybrid Electric Vehicle”
Já o Veículo Elétrico Híbrido Recarregável (“Conectável”), combina as possibilidades do sistema EV puro com as vantagens da hibridização (HEV). Como vimos, o carro híbrido não pode ir à tomada, é o motor a combustão que recarrega as baterias.
Então, o híbrido plug-in abre essa possibilidade, permitindo que seu carro, mesmo sendo parcialmente movido por um motor a explosão, seja recarregado também pela rede elétrica, na tomada.
FCEV: “Fuel Cell Electric Vehicles”
Por fim, os Veículos Elétricos Movidos por Célula de Combustível aplicam sistemas de adaptação. Tal como os exemplos citados no começo, em que os motores elétricos são alimentados por energia solar ou mesmo por esterco.
Há outras pesquisas que tentam ampliar o alcance dessas células capazes de fazer a conversão de outros combustíveis em energia elétrica. Inclusive no Brasil, em que já se estudou a possibilidade de fazer um FCEV abastecido com etanol (álcool).
O mais comum, porém, é aplicar a sigla aos carros a hidrogênio. Eles são abastecidos com hidrogênio líquido pressurizado, em um sistema que pode funcionar mais ou menos como o dos postos de gasolina. Como resíduo, produzem apenas água.