Nos últimos anos os preços dos carros vendidos no Brasil subiram muito, e infelizmente é impossível negar que isso realmente esteja acontecendo.
Entretanto, por mais que todos os modelos estejam muito caros, ainda existem faixas de preços diferentes, e pensando em um público mais moderno e conectado, separamos 10 modelos usados e seminovos que ainda são boas opções para os jovens.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Antes de começar, vale ressaltar que selecionamos modelos seminovos que não sejam muito antigos e que se encaixem na faixa de preço com limite de cerca de R$65.000, um valor ligeiramente acima das versões 0km mais básicas de Fiat Mobi e Renault Kwid, os modelos mais baratos do Brasil que custam R$62.690 e R$62.790, respectivamente.
Imaginemos também que um público mais jovem não necessita de um porta-malas ou espaço interno tão generoso, portanto não recomendaremos veículos que foquem neste quesito.
Agora sim, vamos à lista!
Volkswagen Up!
Certamente um dos primeiros modelos que vem à cabeça pensando em um público mais novo é o Volkswagen Up!, modelo subcompacto da montadora alemã que traz essa característica jovial.
Embora o modelo tenha uma opção na gama com motor 1.0 aspirado, as que realmente valem a pena são aquelas que trazem o propulsor 1.0 TSI sob o capô, um turboflex que rende potência máxima de 105 cv com etanol e 101 cv com gasolina aos 5.000 rpm. Já o torque atinge 16,8 kgfm com qualquer combustível e está disponível a apenas 1.500rpm, uma faixa de rotação muito boa.
Aliado a uma transmissão manual de cinco marchas, o Up! TSI consegue ter um desempenho muito agradável ao mesmo tempo que entrega um baixo consumo de combustível, fator importante em um cenário atual onde esse produto está cada vez mais caro.
Um ponto do modelo que poderia ser melhorado é a conectividade, pois na atualidade tão moderna em que vivemos, faz falta uma central multimídia com tela sensível ao toque.
Uma unidade 2019 do Volkswagen Up! na versão intermediária Move 1.0 170TSI manual custa atualmente, R$65.423, de acordo com a tabela FIPE.
Fiat Argo
Neste caso temos uma proposta bastante diferente do Up!, mas ainda podemos encaixar o Fiat Argo como um modelo moderno e adequado aos jovens.
Ao contrário do Volkswagen que citamos, uma condução mais esportiva não é foco do hatchback compacto da Fiat, mas ele entrega sim um desempenho agradável nas versões 1.3 e um baixo consumo de combustível, embora não tão eficiente quanto o do Up!.
As versões de entrada contam com o motor 1.0, mas é o propulsor 1.3 FireFly flex aspirado que se enquadra como melhor opção, rendendo até 109 cv com etanol e 101 cv com gasolina aos 6.250 rpm, com torque de 14,2 kgfm (E) e 13,7 kgfm (G) em 3.500 rpm.
A transmissão é manual de 5 velocidades, e por mais que exista uma opção com o câmbio automatizado GSR, ela não é indicada por não trazer um funcionamento muito agradável.
Um exemplar 2019 da versão Drive 1.3 Manual hoje tem valor de R$65.058 e já conta com uma lista de equipamentos recheada, inclusive com central multimídia de 9”.
Peugeot 208
Dentro do nosso valor estipulado, infelizmente não é possível encontrar um Peugeot 208 da atual geração, mas mesmo a anterior possui atributos bastante interessantes e modernos, com direito até mesmo a um teto panorâmico.
Por R$58.250 (Tabela FIPE) é possível encontrar um 208 2018 em sua versão intermediária Allure 1.6 automática, que emprega um visual bastante moderno e o “Peugeot i-Cockpit”, que posiciona o painel de instrumentos de forma que ele seja visualizado acima do volante, e não ao centro como de costume.
A motorização 1.6 flex aspirada do hatch alcança 118 cv com etanol e 115 cv com gasolina aos 5.750 rpm, com torque de 16,1 kgfm (E/G) disponíveis em 4.000 rpm.
Ao contrário dos anos anteriores do modelo que traziam uma caixa automática de somente quatro marchas, a partir de 2018 ele adotou uma transmissão de seis velocidades mais eficiente e confiável.
Volkswagen Polo
Para o jovem que se preocupa mais com o consumo e está buscando um carro com motor 1.0 aspirado, o Volkswagen Polo é uma ótima opção, pois se trata de um modelo bastante moderno e com uma condução prazerosa.
Como a configuração 1.6 ultrapassa nosso limite em mais de mil reais, é possível adquirir apenas a opção de entrada chamada de 1.0 MPI manual, que em uma unidade 2018, custa R$62.115 na tabela FIPE.
Alguns exemplares desse ano e modelo contam com opcionais, incluindo itens como rodas de liga-leve e central multimídia.
Como já antecipamos, o motor é o 1.0 flex aspirado, que rende potência máxima de 84 cv (E) e 75 cv (G) aos 6.350 rpm, enquanto o torque atinge 10,4 kgfm e 9,7 kgfm, respectivamente, em 3.000 rpm. O câmbio é sempre manual de cinco marchas.
Ford New Fiesta
Embora as vezes esquecido por muitos consumidores, o New Fiesta entrega uma boa lista de equipamentos, que se alia ao prazer em dirigir e ao conforto. O desempenho e o consumo também são bons.
É importante frisar que o hatchback da Ford possui diversas versões com transmissão automatizada de dupla embreagem (inclusive com motor 1.0 turbo), mas ela não é recomendada por ter muitas reclamações de defeitos crônicos.
Por esse motivo, escolhemos a versão mais equipada da linha 2018 com câmbio manual, que é a SEL 1.6 manual de R$58.816 na tabela FIPE atual.
Sob o capô há o motor 1.6 Sigma flex aspirado que entrega até 128 cv com etanol e 125 cv com gasolina em 6.500 rpm. Já o torque entregue aos 5.000 rpm é de 16 kgfm (E) e 15,8 kgfm (G). A transmissão manual possui cinco marchas.
Hyundai HB20
Caso se trate de um consumidor que não está muito preocupado com uma lista de equipamentos um pouco mais enxuta enquanto leva para casa um carro mais novo, o HB20 Vision BlueMedia (versão equipada com a central multimídia BlueMedia) 1.0 Manual 2020 também é uma ótima alternativa.
Com uma tabela FIPE atualmente definida em R$64.461, o modelo é econômico e gostoso de dirigir, além de ter um bom desempenho considerando o seu motor 1.0 flex aspirado, que dispõe de 80 cv (E) e 75 cv (G) em 6.000 rpm, com torque de 10,2 kgfm e 9,4 kgfm aos 4.500 rpm.
Essa motorização trabalha sempre em conjunto com o câmbio manual de também cinco marchas.
Renault Sandero
Por mais que tenha um acabamento interno muito simples, o visual externo do Sandero 2019 é um destaque na versão GT Line 1.6 Manual, que traz elementos estéticos de esportividade e custa R$57.030 (Tabela FIPE) atualmente.
A motorização é a bastante conhecida 1.6 SCE flex aspirada, que alcança os 118 cv (E) e 115 cv (G) em 5.500 rpm. Independentemente do combustível, são 16 kgfm de torque aos 4.000 rpm. Assim como praticamente todos os outros listados até o momento, a transmissão é manual de 5 velocidades.
Além da estética mais agressiva, essa configuração também já traz central multimídia, o que geralmente agrada bastante o consumidor mais jovem.
Volkswagen Fox
Com um design moderno até os dias atuais, o Volkswagen Fox é outro hatch da Volkswagen que também se torna uma opção interessante para o público mais jovem.
Uma unidade 2018 na versão Highline 1.6 Manual tem preço atual de R$57.353, e por ser uma configuração de topo da linha ela traz uma boa lista de equipamentos, incluindo central multimídia.
O propulsor utilizado pelo Fox também é bastante conhecido. Estamos falando do 1.6 MSI 16V (também existe o 1.6 MSI 8V) flex aspirado que atinge os 120 cv (E) e 110 cv (G) em 5.750 rpm, enquanto o torque alcançado em 4.000 rpm é de 16,8 kgfm (E) e 15,8 kgfm (G). A transmissão manual tem cinco marchas.
Ford Ka
Para se juntar ao Peugeot 208, listaremos aqui mais um modelo com transmissão automática, que também pode ser uma grande busca dos jovens.
Por mais que não seja a sua proposta, o Ka consegue entregar um ótimo desempenho dentro de seu segmento, já que é equipado com o propulsor 1.5 Dragon flex aspirado que dispõe de 136 cv com etanol e 128 cv com gasolina em 6.500 rpm, enquanto o torque de 16,1 kgfm (E) e 15,6 kgfm (G) chega aos 4.750rpm. A transmissão automática possui seis marchas.
Considerando uma unidade do Ford Ka SE Plus 1.5 Automático 2019, é possível encontrá-lo na faixa de R$63.181 (Tabela FIPE).
Chevrolet Onix
Para finalizar, também podemos citar o Onix, que por R$62.516 pode ser encontrado na versão LTZ 1.4 Manual da linha 2017.
A lista de equipamentos não impressiona, mas como a LTZ é a versão de topo da gama, todos os itens mais importantes estão presentes, a exemplo da multimídia.
Nessa geração anterior o Onix ainda utilizava o motor 1.4 flex aspirado de 106 cv (E) e 98 cv (G) aos 6.000 rpm, aliado ao torque de 13,9 kgfm e 13 kgfm em 4.800rpm. O câmbio manual do Chevrolet conta com seis velocidades.