Esses dias falamos sobre o processo que a Audi moveu contra uma marca chinesa, brigando pelo nome de dois carros. Mas isso não é nada se comparamos com os famosos carros clonados por outras fabricantes asiáticas.
Nesses casos, estamos falando sobre plágio automotivo, às vezes tão descarado que chega ao ponto da cópia “técnico-estrutural”. Um exemplo clássico é o do Landwind X7, clone do Range Rover Evoque.
O caso foi tão longe que a Land Rover conseguiu um parecer que obrigava a chinesa a remover o carro do mercado. Mas na maioria das vezes não é assim que a banda toca, então decidimos listar abaixo outros casos escandalosos.
Lifan 320 x Mini Cooper
Geralmente, as marcas chinesas que clonam carros não chegam a vender no Brasil. Essa é a exceção: o Lifan 320, cópia do Mini Cooper da BMW, serviu para a marca se estabelecer no Brasil. O caso virou processo, mas acabou de modo tragicômico.
Sim, pois a BMW entrou com a ação em 2012, pedindo a interrupção das vendas. O resultado foi positivo, só que veio em 2019, ao passo que a própria Lifan já havia tirado o modelo do seu portfólio em 2014, por conta própria.
Shuanghuan SCEO x BMW X5
Mais um caso da BMW, esse serve para ilustrar até onde a ousadia de clonar carros pode ir. Por si só, o X5 foi histórico por trazer o primeiro SUV da marca alemã (ou SAV, como ela prefere, usando a sigla de Sports Activity Vehicle).
Qual não foi sua surpresa ao ver o Shuanghuan SCEO exibido no Salão de Frankfurt de 2007. Outro processo que não deixa de ser engraçado: a marca ganhou na Alemanha, mas perdeu na Itália, onde o SCEO foi muito bem-vindo, obrigado.
BAIC BJ80 x Mercedes Classe G
O original da Mercedes-Benz é uma verdadeira referência quando o assunto são os SUVs, além de já ter servido até mesmo como papamóvel.
A versão chinesa não chegou a tanto, é claro. Mas ao menos foi apresentada no Salão de Xangai em 2015, como uma versão mais barata do modelo alemão.
Zotye SR9 x Porsche Macan
Quem aí nunca sonhou em ter um Porsche? A maioria já, com certeza. Pelo visto, os engenheiros automotivos da Zotye também, a julgar pelo que eles fizeram no SR9.
O modelo ficou carinhosamente conhecido como “Porsche pra pobres”. Afinal, lá nos idos de 2016, um Porsche Macan 2.0 PDK não saia por menos de R$ 330 mil, ao passo que o Zotye SR9 ficava na casa dos 90 mil yuan (algo abaixo dos R$ 50,000).
Weikerui V7 x Volkswagen Up!
Para finalizar, outro caso emblemático e descarado. Aqui a versão chinesa chegou ao ponto do que falamos lá no começo, sobre o plágio “técnico-estrutural”.
Basicamente, a única diferença entre o Weikerui V7 e um Volkswagen Up! é o logo na frente do carro (aliás, até isso é bem parecido, não?). A marca chinesa ainda ousou em apresentar uma versão elétrica primeiro, mas com autonomia de apenas 120 km.