Em entrevista para a revista britânica Autocar, o CEO da divisão esportiva Motorsport da BMW, Frank Van Meel, garantiu que a empresa continuará vendendo seus modelos esportivos com a opção de transmissão manual.
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A transmissão vem sumindo dos carros de alta performance. De um bom tempo pra cá, o padrão vem se tornando automático e cada vez mais modelos elétricos.
O BMW M2 vem sendo o principal responsável por essa decisão da marca de manter o câmbio manual em linha. Ao comentar sobre o cupê, Frank declarou: “do ponto de vista técnico, há poucas razões para mantê-lo”. Isso se referindo à transmissão manual.
É mais pesado, mais lento e você obtém um consumo de combustível pior. Mas o cliente e a base de fãs realmente amam o câmbio manual. Isso permite que eles demonstrem que podem domar o carro, e isso é o principal, então queremos mantê-lo”.
O CEO ainda finalizou com o seguinte comentário: “Para o M2, um em cada dois carros é comprado com caixa de câmbio manual. Os clientes querem mostrar que podem lidar com potência. Se eles têm uma maneira de mostrar que podem fazer isso, eles querem, e a caixa de câmbio manual é uma delas”.
BMW M2
No caso do M2, nada menos que 50% das vendas do M2 correspondem ao câmbio manual. Neste caso justifica a posição da BMW M em continuar investindo nesse tipo de transmissão.
Nós já sabemos que a nova geração do M2 continuará com o pedal de embreagem em suas configurações padrão, ofertando o câmbio automático como um opcional.
Prova da tendência contrária é que a Mercedes-Benz, maior rival da BMW. A marca de Stuttgart já anunciou o fim das caixas manuais em todos seus modelos.