No final de maio de 2022 a Audi lançou no Brasil o Q3 Sportback e passou a vender o Q3 de carroceria “normal” (SUV) apenas com o motor 2.0 turbo à gasolina.
Nesta ocasião, a montadora alemã importava o modelo da Hungria. Por aqui o Q3 já não era mais fabricado desde fevereiro de 2019.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
A boa notícia é que nesta última quarta-feira (29/06/2022) a fábrica da Audi em São José Dos Pinhais, no Paraná, voltou a acomodar a produção do Q3. Agora também na variante Sportback, que traz design cupê.
Vale lembrar que a montadora divide terreno com a planta da Volkswagen, onde produz o T-Cross.
No evento de reinauguração da planta esteve presente o governador do Paraná Carlos Massa Ratinho Junior. Também esteve o CEO da Audi brasileira Daniel Rojas e a prefeita de São José dos Pinhais Nina Singer.
Planta da Audi no Paraná
A Audi declara que fez um investimento de 100 milhões de reais para modernizar a linha de montagem. A planta recebeu novos maquinários, equipamentos de controle de qualidade. Ainda há novos ferramentais e sistemas de tecnologia da informação e infraestrutura logística.
Essa nova disposição de capital se complementa ao investimento inicial de 446 milhões de reais. Este primeiro montante foi injetado pela Audi desde a criação do plano Inovar-Auto, em 2012.
Dividida em dois turnos, inicialmente a planta terá capacidade para produzir no máximo 4.000 unidades por ano. Por enquanto a produção será concentrada apenas nos Q3 e Q3 Sportback.
Vale ressaltar que a fábrica opera em regime SKD (Semi Knock-Down). Ou seja, a fábrica da Audi em Györ, na Hungria, envia kits pré-montados do Q3 ao Brasil. Aqui, o modelo é apenas finalizado.
Essa estratégia permite que a planta localizada no Paraná tenha nível de trabalho e complexidade reduzidos.
Vai e vem
A fábrica nacional iniciou suas atividades em 1999 com a produção da primeira geração do A3, que durou até 2006. Com o Inovar-Auto, plano de incentivo à produção nacional de automóveis em 2012, a Audi decidiu voltar a produzir localmente, em 2015 retomando a produção do A3 Sedã (que foi mantida até 2020), agora em nova geração.
No ano seguinte veio o Q3, este que ficou em linha até fevereiro de 2019 e agora retorna à montagem brasileira.
Audi Q3 e Q3 Sportback
O Q3 Sportback é um modelo recém chegado ao nosso mercado, e assim como o Q3 “convencional”, agora por aqui é disponibilizado sempre com o motor 2.0 TFSI de até 231 cv e 34,7 kgfm. O motor é basicamente o mesmo que equipa o Volkswagen Jetta GLI.
A transmissão é automática convencional de 8 velocidades e está aliada sempre à tração Quattro no Sportback, mas a versão de entrada do Q3 recebe tração dianteira.
Fato curioso é que o modelo é o primeiro a ser fabricado (ou pelo menos montado) no Brasil com essa tração.
Leia mais: Audi Q3 aposenta motor 1.4 turbo no Brasil | Karvi Blog!