Dia triste para os fãs de haches médios e, mais especificamente, do Hyundai Veloster, que no Brasil se tornou um carro polêmico. Fora do nosso país há 8 anos, agora parece que a a montadora sul-coreana vai tirá-lo de linha globalmente.
Seguindo uma tendência global, tudo indica que a Hyundai vai dedicar a fábrica aos SUVs. E aos sedãs, ou ao menos alguns deles, o que não é o caso do Sonata, que também deverá ser descontinuado. Abaixo você confere mais detalhes sobre os rumores!
Segundo o portal motor1.com, a notícia oficial deverá ser dada ainda em julho, neste mês portanto. O encerramento também valeria para o hatch híbrido Ioniq original, cuja planta poderá dar lugar ao Ioniq 7 SUV , e ao Ioniq 6 sedã, revelado recentemente.
Falando no Veloster, atualmente a Hyundai produzia exclusivamente a versão esportiva N, com motor 2.0 turbo de 275 cv. Lembrando que desde 2018 já havia surgido uma geração nova do carro, embora ela nunca tenha chegado ao Brasil.
Em 2014 a Hyundai-Caoa havia confirmado o lançamento da tão aguardada versão turbo do Veloster entre nós, até para recompensar o País após a polêmica anterior. Mas a promessa jamais se cumpriu.
Por que vai ser descontinuado?
A decisão da marca sul-coreana, se confirmada, passa por vários pontos de apoio. A começar por uma queda gradativa nas vendas do Veloster, no mercado sul-coreano e global. Nos EUA, por exemplo, em janeiro ele não chegou aos 90 emplacamentos.
De fato, a razão da medida seria mercadológica, já que no mundo todo a procura por hatches médios tem caído, em detrimento dos SUVs. Confirmando isso, tudo indica que a Hyundai vai apostar no próximo Kona SUV.
Inclusive, sua próxima geração, que só deverá ser completamente revelada em 2023, já tem sido flagrada em testes de estrada (parece que os famosos faróis divididos vão permanecer). Mas, por enquanto, é aguardar o anúncio oficial da marca.
Outra aposta da Hyundai deve recair sobre a versão esportiva do sedã Elantra N. Na Coreia do Sul ele também é conhecido como Avante N, e já teve sua preferência confirmada pelo público.
Afinal, de janeiro a abril a marca vendeu mais de 1600 unidades dele, para menos de 100 do Veloster N.