Depois da revolução que o Google Street View trouxe ao mercado em 2007, nada que venha da bigtech da Califórnia pode nos surpreender tanto. Ainda assim, o fato é que as novidades por parte do Google não param de chegar.
Nesta semana mesmo já falamos sobre a inovação do Google Maps, que passou a oferecer previsão de valor de pedágios. Agora, ele também vai ser capaz de informar a qualidade do ar da região onde o usuário está, ou para onde irá se deslocar.
O IQA: Índice de Qualidade do Ar
Considerando o mundo todo, a Organização Mundial da Saúde estima que incríveis 90% da população mundial respire ar poluído. Segundo o Google, a nova ferramenta vem para ajudar nesse sentido.
Afinal, a plataforma pode ajudar um usuário a escolher o melhor caminho por onde trafegar. Ou até mesmo quando e onde fazer atividades físicas ao ar livre. Para isso, o mapa vai interagir com a geolocalização, indicando um Índice de Qualidade do Ar (IQA).
O ranking geral estipula uma régua de 0 a 400, sendo que quanto mais alto o número, pior a qualidade do ar naquela região. Os números aparecem em balões parecidos com aqueles que identificam um comércio na publicidade do Google Maps.
A opção de visualizar o IQA é ativada no menu geral do site (o ícone de camadas), onde é possível traçar rotas, imprimir a página e daí em diante. Os balões são clicáveis e exibem esclarecimentos e dicas sobre as informações concedidas.
Como e onde funciona a função?
A plataforma do Google Maps vai trazer dados sempre atualizados acerca das condições meteorológicas dos locais abrangidos pelo recurso.
As estações de monitoramento que dão a base para o IQA ser gerado são de órgãos governamentais ou privados, em parceria com o Google.
Por enquanto, o recurso está em teste nos EUA, na Austrália e na Índia. Além da promessa de se expandir pelo mundo, ele deverá trazer funções como dicas para atividades ao ar livre.