Depois de ter entrado para o grupo FCA, no Brasil a Jeep cresceu absurdamente em número de vendas. E os responsáveis por esse feito foram principalmente o SUV compacto Renegade e o SUV médio Compass.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Esses dois modelos continuam fazendo muito sucesso em solo brasileiro. Mas se você quiser comprar um Jeep zero quilômetro, terá que esperar de um a 12 meses apenas para o faturamento do modelo.
Apenas depois desse prazo a unidade será enviada para a concessionária e então direcionado ao comprador.
A marca divulgou recentemente aos concessionários, uma tabela que mostra o prazo de faturamento para cada modelo. E o mais longo é para o Wrangler na versão de topo Rubicon, que deve estar disponível somente em junho de 2023.
Veja também: Jeep Wrangler 2022 chega mais tecnológico
Crise dos semicondutores
Toda a produção automotiva mundial está abalada pela crise de componentes, principalmente semicondutores. Então mesmo que haja uma alta demanda, as montadoras não conseguem fabricar unidades suficientes para suprir esses pedidos.
E é por esse motivo que as filas de espera nas concessionárias acabam se tornando muito longas. Mesmo para modelos que naturalmente já possuem uma produção bem menor, que é o caso do Wrangler.
O menor tempo de espera é cotado para o Compass na versão de entrada Sport e para o Renegade na configuração Série S, mas sem o opcional do teto-solar elétrico panorâmico.
Ambos estão previstos para serem faturados em 31 de agosto de 2022. Enquanto a versão Limited flex do Compass é prevista somente para o final de março de 2023. Já o Renegade Longitude deve ser faturado em 28 de fevereiro de 2023.
Ágio?
E é somente depois dessas datas que as concessionárias receberão as unidades, para finalmente os compradores receberem seus carros. Isso vêm, inclusive, desestimulando muita gente a procurar as concessionárias e recorrendo às lojas de seminovos. Unidades com poucos quilômetros rodados podem ser encontradas em lojas multimarcas com valores superiores à tabela de zero-quilômetro.
No entanto, dada à demora na entrega pela Jeep, os compradores ficam sem alternativa. Ou esperar um ano para receber seus carros, ou pagar mais numa loja multimarcas.
Para o Commander, qualquer uma de suas versões deve estar disponível somente em abril do próximo ano.
Veja a lista completa de previsão para faturamento dos SUVs Jeep oferecidos atualmente em nosso mercado (O Grand Cherokee atualmente está indisponível):