É o que dá juntar dois especialistas em polêmicas: Xi Jinping, presidente ou líder da China, e Elon Musk, o CEO da Tesla, a gigante dos carros elétricos. A pauta da vez é simplesmente o medo de que esses automóveis sirvam para espionagem política e militar.
É isso mesmo, a China proibiu que carros da Tesla circulem em determinados distritos entre julho e setembro. O receio é de que as câmeras e sensores dos Tesla sirvam como instrumento de espionagem nas mãos dos americanos.
Qual o motivo da proibição?
A fonte da matéria para o Ocidente foi a agência Reuters, que teria recebido a informação por parte de um oficial da própria polícia chinesa de trânsito.
O medo chinês e a decisão tomada não são por acaso. A proibição vai até setembro justamente porque o receio de espionagem está ligado a um evento político interno que ocorrerá nas próximas semanas.
Tratam-se de reuniões entre membros do Partido Comunista, que acontecem secretamente, porém de modo costumeiro. A localidade é o distrito de Bedaihe, uma cidade costeira também conhecida como ponto turístico. Mas tudo nos moldes do que a China permite.
Apesar do local exato, os eventos não têm data específica divulgada. Por isso a inteligência chinesa preferiu proibir a circulação por dois ou três meses.
Como é a relação Tesla x China?
Vale recordar que normalmente a relação da China com a Tesla é amigável. Para começar, a gigante de Elon Musk tem uma megafábrica chinesa que opera com uma licença exclusiva em Xangai. Lá, monta carros como o Model 3 e o Model Y.
De fato, outras fábricas ocidentais não trabalham de modo 100% autônomo na China, precisando para isso conceder parte de sua governança, pelo regime de joint venture com empresas locais (o que faz um misto corporativo sem que as partes percam sua identidade).
Mesmo assim, anteriormente os chineses já chegaram a proibir veículos Tesla de circularem por bases militares do País. A montadora americana até chegou a modificar o armazenamento de dados do sistema de filmagem, extraindo a nuvem comum para eleger um servidor local.
Parece que não adiantou. Desta vez, o próprio Elon Musk emitiu uma nota, atendendo à orientação do exército chinês, para pedir oficialmente que os funcionários locais da Tesla evitem estacionar os veículos da marca em prédios públicos da região.
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