Tem reparo ou manutenção que é simples de fazer, mas vamos postergando indefinidamente. É o caso da troca ou substituição das palhetas do limpador de para-brisa do carro. Mesmo que seja uma das partes mais visíveis de qualquer veículo.
Lembrando que uma boa palheta corre toda a superfície do vidro de modo uniforme. Se ela trepidar, já é sinal de que passou do ponto. Portanto, essa palheta pode chegar a riscar o seu para-brisa e até colocar suas viagens em risco.
Os cuidados na hora da troca
A considerar pela utilidade que proporciona, essa é uma das manutenções mais fáceis de fazer em um veículo. Basta erguer o braço ou haste do limpador de para-brisa até o limite da posição de descanso, e acionar a junta ou presilha da palheta.
Se quiser, torça levemente a palheta, que isso pode tornar mais fácil de desprender. Alguns modelos, porém, podem usar parafusos em vez de presilha, então se for o caso recorra à chave adequada. Mesmo nesses casos a remoção é bem simples.
Depois, basta encaixar a palheta nova do mesmo modo como a anterior estava. Uma dica de ouro é fazer a instalação até ouvir um “click”, o que indica um encaixe perfeito. Por fim, volte a haste ao para-brisa com cuidado, evitando batidas fortes.
Dicas para não cair em mau uso
Claro que existe um desgaste natural das palhetas. Até por conta da exposição inevitável que elas têm em relação ao sol e ao calor. Mas também pode haver muito mau uso nesse meio, o que precisa ser evitado.
Para começar, a durabilidade normal delas é de cerca de um ano, menos provavelmente indica algo errado. Por exemplo, ressecamento por falta de hidratação, algo que você poderia fazer facilmente, apenas movimentando o limpador todo dia.
Ao acioná-lo com água por poucos segundos, isso já hidrata a borracha ou lâmina. Já se ela estiver quebradiça, indica uso de produtos errados. Infelizmente, achando que vai limpar melhor o vidro, alguns adicionam detergente ou algo à base de álcool no reservatório. É um erro.
Use apenas produtos voltados para essa finalidade, nunca outros de limpeza comum ou doméstica. Já se a borracha estiver rasgada, provavelmente a palheta está batendo na guarnição do vidro, então regule as hastes novamente.