Desde setembro do ano passado (2021) a nova geração do Citroën C3 tem se tornado bastante popular. Desde então, a própria montadora vem divulgando teasers sobre o novo C3, revelando detalhes aos poucos até mostrar completamente o seu visual.
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A questão é que seu lançamento estava programado para acontecer ainda no primeiro trimestre de 2022, com pré-venda iniciada em janeiro. A estreia oficial teria sido em março. Entretanto, já iniciamos o segundo semestre deste ano e até agora o novo C3 não foi lançado no Brasil.
No início de junho a marca informou seus concessionários que a estreia do modelo ocorreria em julho. Os exemplares de test-drive seriam faturados no mesmo mês. Mas esse prazo novamente não foi atendido.
Um novo comunicado foi emitido pela marca aos revendedores. Mas agora informando que o novo C3 chegará ao nosso mercado em agosto e sem estimar o faturamento das unidades de test-drive.
Procurada pela imprensa, a Citroën respondeu que o motivo para tantos atrasos é a falta de componentes necessários para a produção do veículo. “O contexto global de pandemia impactou significativamente o setor automotivo. Principalmente em relação à falta de alguns componentes. Temos ações implementadas para minimizar esses efeitos no lançamento do Novo C3. Mas sofremos impacto em relação ao cronograma, que está sendo ajustado”.
Versões e conjunto mecânico
Algumas versões acabaram vazando recentemente. Algumas unidades já começaram a ser emplacadas. Elas mostram que o hatch compacto terá as versões Live 1.0 Manual, Feel 1.6 Manual. Completando a gama, as Feel Pack 1.6 Automática e First Edition 1.6 Automática.
Todavia, outras configurações também são esperadas.
O motor 1.0 flex aspirado deve ser o FireFly de origem Fiat, seguindo a estratégia que a Peugeot adotou ao lançar o 208 com essa motorização.
Atualmente ele rende potência máxima de 75 cv com etanol e 71 cv com gasolina. O torque é de 10,7 kgfm e 10 kgfm, respectivamente.
Já o 1.6 flex aspirado deve ser o mesmo oferecido na gama da Citroën/Peugeot, rendendo potência de 120 cv (E) e 113 cv (G). O torque atinge 15,7 kgfm e 15,5 kgfm, respectivamente. A transmissão manual deverá ter cinco marchas, e a automática seis.