A Volkswagen Amarok existe desde 2010, e nesses 12 anos foi vendida na mesma geração, inclusive no Brasil. Agora, a Volkswagen acaba de apresentar globalmente a sua nova geração, baseada na Ford Ranger.
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Volkswagen Amarok 2023
A marca revelou todos os detalhes da nova picape no dia 7 de julho quando aconteceu sua estreia global. A fabricação da nova geração deve ser concentrada apenas na África Do Sul, em uma fábrica da Ford.
E esse compartilhamento tem sentido, afinal, a nova geração da Amarok e a nova geração da Ranger dividem basicamente o mesmo projeto. Embora com alterações de acordo com a marca.
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A triste notícia, vale adiantar, é que Pablo Di Si, presidente da VW na América Latina, já confirmou que a nova geração da Amarok não deve ser produzida na Argentina. O país exporta unidades do modelo para o Brasil e onde a picape foi mais bem sucedida até então.
No mercado vizinho a montadora deve realizar uma reestilização para que a Amarok atual sobreviva pelo menos mais 10 anos nessa geração. As informações também são do próprio presidente da VW.
Isso significa que não devemos ver essa nova geração em solo brasileiro tão cedo, ou quem sabe futuramente em uma estratégia de oferecer a atual geração como principal e a nova como complemento, custando mais e sendo importada da África Do Sul.
Porém, vale ressaltar que essa possibilidade é baixa e que o mais provável é que ela realmente não chegue às nossas concessionárias.
Design
Agora criada juntamente com a Ford (as duas montadoras fecharam uma parceria global em 2019 para o desenvolvimento conjunto de veículos comerciais e carros elétricos), a nova Amarok ficou completamente diferente da anterior.
E isso fica bastante nítido no design, por mais que continue trazendo a identidade visual da Volkswagen, com linhas mais horizontais.
O para-choque dianteiro conta com uma espécie de “X” arredondado, igualmente vemos no crossover médio Taos.
Na lateral a semelhança com a Ranger fica um pouco mais evidente, mas a maioria dos elementos são diferentes entre as caminhonetes, até mesmo com peças trazendo alguns vincos exclusivos.
A traseira conta com bastante divergências, sobretudo nas lanternas, que no caso da Amarok trazem um formato mais ousado semelhante a um “C” com o seu centro “vazado”.
Interior
O interior compartilha poucos itens com a Ford, enquanto a maioria são exclusivos.
Atraente aos olhos é a central multimídia de até 12” (10” em versões mais acessíveis) posicionada verticalmente, algo que está cada vez mais comum em nos carros.
O acabamento interno aparenta ter evoluído bastante.
Conjunto mecânico
São várias opções de motorização oferecidas na nova Amarok, pois se trata de um projeto global.
Para o mercado africano a Volkswagen optou pelo propulsor 2.0 TDI turbodiesel de 4 cilindros em linha, que rende até 150 cv e 35,7 kgfm. Já em outros mercados ele alcança os 170 cv e 41,3 kgfm.
O primeiro nível de potência está atrelado o câmbio manual de cinco marchas, enquanto o segundo traz um manual (ou automático, como opcional) de seis velocidades.
O novo modelo conta também com o motor 2.0 TDI biturbodiesel de também 4 cilindros em linha, mas entregando 204 cv e 51 kgfm ou 209 cv, a depender da região em que está sendo vendido.
Com ele (motor de 204 cv) está disponível a transmissão manual de seis velocidades, ou automática de dez como opcional. Já o propulsor com 209 cv emprega sempre a opção de 10 marchas.
Já a configuração mais cara é contemplada com o propulsor 3.0 V6 TDI turbodiesel, mas agora rendendo potência máxima 241 cv ou 250 cv, variando conforme a região. Ambas as configurações contam com 61,2 kgfm. Somente a caixa automática de dez marchas está disponível neste caso.
A tração é a conhecida integral sob demanda, chamada pela Volkswagen de 4Motion. Porém, a diferença é que dependendo do mercado ela pode ser integral (4×4 o tempo todo) ou funcionar sob demanda. Nesse modo, o sistema aciona a tração adicional quando detectar necessidade.
Além de tudo há ainda, em alguns mercados, a opção de motorização 2.3 turbo à gasolina (de origem Ford), capaz de entregar até 302 cv e 46,1 kgfm. O câmbio é sempre o automático de dez marchas, e a tração, 4Motion.
Dimensões
Com exceção da largura que diminuiu e do tanque de combustível que permaneceu com a mesma capacidade, a Volkswagen conseguiu que todos os outros pontos apresentados abaixo evoluíssem, veja:
Dimensões | Nova Amarok | Amarok Atual |
Comprimento | 5.530mm | 5.254mm |
Largura | 1.910mm | 1.944mm |
Altura | 1.888mm | 1.834mm |
Entre-eixos | 3.270mm | 3.097mm |
Tanque de combustível | 80L | 80L |
Submersão em água | Até 80cm | Até 50cm |
Capacidade de carga | 1.160kg | 1.156kg |
Equipamentos
Um dos pontos que mais precisam ser corrigidos na geração antiga é a ausência de itens modernos e tecnológicos. A Amarok havia ficado para trás em itens de segurança ativa.
Agora esse problema foi resolvido. Oferecida nas versões Amarok (sem nome específico), Life, Style, Panamericana e Aventura, a nova geração da Volkswagen traz itens como faróis em LED com tecnologia IQ. Light, controle de cruzeiro adaptativo, frenagem automática de emergência, assistente de permanência em faixa e até faróis de neblina em LED.
Esses itens não eram oferecidos pela primeira geração da Amarok e já vinham em algumas concorrentes.