A Kia trouxe um novo produto ao Brasil para movimentar suas vendas em nosso mercado. Trata-se da quinta geração do Sportage, um de seus principais produtos globais, que agora chega ao Brasil.
Os preços partem de R$ 219.990 para a versão de entrada EX e R$ 254.990 para a EX Prestige de topo.
Confira as melhores ofertas de carros seminovos certificados
Design
A primeira grande mudança sem dúvidas se encontra no visual, também no interior, mas principalmente no exterior, que esbanja modernidade e ousadia.
A dianteira agora conta com um conjunto óptico bem grande, com uma longa assinatura em LED em formato de bumerangue, contornando um lado dos faróis principais. Os faróis de neblina ficam posicionados mais abaixo, no para-choque, e são de LED na versão mais cara.
Leia também: Kia Stonic foi o terceiro carro híbrido mais vendido do Brasil em março
Já a grade frontal é bastante larga, com elementos tridimensionais e uma barra horizontal em prata na região superior.
A lateral se assemelha mais com a geração anterior, embora traga elementos únicos em sua maioria.
Na traseira vemos a nova tendência do mercado, que é interligar as duas lanternas. Contudo, felizmente essa barra central não ficou exagerada, trazendo apenas um discreto elemento em preto brilhante, sem iluminação. O para-choque é repleto de detalhes, misturando o black piano com o prata acetinado.
Interior
Por dentro também é possível notar grandes mudanças, e o que mais chama atenção é a adoção de duas telas totalmente digitais unidas. Uma ´é dedicada ao painel de instrumentos e outra à central multimídia, assim como a Mercedes-Benz faz em praticamente todos os seus carros atuais.
As saídas de ar também possuem design bastante ousado e moderno, e o volante é novo.
Conjunto mecânico
Outra novidade está presente sob o capô, que agora tem tecnologia híbrida-leve, ou seja, aquela que engloba um sistema de 48V, mas que não é capaz de tracionar as rodas, somente auxiliar o propulsor a combustão.
Veja sobre: Carros permitidos na 99 Táxi em 2022
O motor agora é 1.6 turbo a gasolina, capaz de gerar 180 cv de potência aos 5.500 rpm, com torque de 27 kgfm disponíveis entre 1.500 rpm e 4.500 rpm. A transmissão utilizada é automatizada de dupla embreagem com sete velocidades. A tração é somente dianteira.
Os mais atentos perceberão que se trata do mesmo conjunto utilizado no Hyundai Tucson. Mas no Hyundai rende 177 cv e não conta com o sistema mild-hybrid (híbrido-leve).
Dimensões
As medidas são quase as mesmas da geração anterior, mas o comprimento, o porta-malas e o entre-eixos ficaram maiores.
Dimensões | Novo Kia Sportage | Sportage Antigo |
Comprimento | 4.515mm | 4.480mm |
Largura | 1.865 mm | 1.855 mm |
Altura | 1.650 mm | 1.655 mm |
Entre-eixos | 2.680 mm | 2.670 mm |
Porta-malas | 562L | 503L |
Pneus | 235/55 R18 – 235/50 R19 | 245/45 R19 |
Peso ordem de marcha | 1.574 kg | 1.570 kg |
Tanque de combustível | 54L | 62L |
Preços e equipamentos
A lista de itens de série é bem completa já na versão de entrada, ficando ainda mais recheada na mais cara.
Versão | Preço | Principais Equipamentos |
EX 1.6T MHEV DCT | R$219.990 | Ar-condicionado digital dual-zone com saídas de ar traseiras, banco do motorista com ajustes elétricos, volante multifuncional em couro com aquecimento, regulagem de altura e profundidade, apoio de braço dianteiro e traseiro, bancos revestidos em Altaica, freio de estacionamento eletrônico com função Auto Hold, 4 portas USB, retrovisores com rebatimento elétrico e repetidores de seta em LED, faróis e DRL em LED, faróis de neblina, lanternas traseiras em LED, sensores crepuscular e de chuva, lanterna traseira de neblina, rodas de liga-leve de 18 polegadas, 6 airbags, sensor de fadiga, sensor de ponto cego, sistema de permanência em faixa, sistema start-stop, bancos dianteiros com aquecimento, farol alto automático, frenagem automática de emergência com detecção de pedestres, veículos e ciclistas, chave presencial com partida remota, câmera de ré, controles de estabilidade e tração, retrovisor interno eletrocrômico, painel de instrumentos com tela de 12,3”, piloto automático, 3 modos de condução, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, sensor de pressão dos pneus, 4 alto-falantes e 2 tweeters, e central multimídia de 8” com Android Auto e Apple Car Play sem fio. |
EX Prestige 1.6T MHEV DCT | R$254.990 | Adiciona ar-condicionado com comandos touchscreen, banco do passageiro com ajustes elétricos, bancos em couro com resfriamento nos dianteiros, iluminação interna em LED, porta-malas com abertura automática, faróis de neblina em LED, rodas de liga-leve de 19 polegadas, teto-solar elétrico panorâmico, alerta de tráfego cruzado traseiro, câmeras 360°, carregador de celular por indução, transmissão com manopla giratória, câmera de monitoramento de ponto cego, painel configurável, piloto automático adaptativo com função Stop And Go, central multimídia de 12,3” e paddle shifts. |
MHEV = Mild Hybrid Electric Vehicle (Híbrido-leve) / DCT = Dual Clutch Transmission (Transmissão de dupla embreagem).
De acordo com a Kia, para ambas as versões a pintura metálica ou perolizada adiciona R$ 2.800 ao valor total. Dessa forma a versão EX pode chegar aos R$ 222.790, enquanto a EX Prestige atinge R$ 257.790.
Outros assuntos que possam lhe interessar: Os carros mais caros do mundo [2022]