O mercado de 4×4, picapes, SUVs e modelos off-road em geral tem crescido cada vez mais no Brasil. Contudo, ainda existem vários modelos de veículos dessa categoria que não são vendidos por aqui.
Para mostrar um pouco do caminho que ainda temos que percorrer nos próximos anos, decidimos fazer essa lista. Abaixo seguem os 5 principais modelos off-road que entram nesse recorte. Confira!
Toyota Land Cruiser
De cara, esse que é conhecido como um dos melhores SUVs do mundo. O carro ficou ainda mais famoso depois que a montadora proibiu sua versão de 2021/2022 de ser vendida pelos novos donos. O motivo? Medo dessas máquinas chegarem nas mãos de terroristas.
Marketing à parte, o Toyota Land Cruiser 2022 também ficou marcado por trocar os antigos V8 por um V6. O mais potente deles entrega nada menos que 415 cv de potência e 66,3 kgfm de torque. Trata-se de um conjunto 3.5 biturbo a gasolina, com caixa automática de 10 marchas.
Além de trazer inovações no design interno e externo, a tecnologia foi outro traço relevante. O que vai da tração 4×4 à assistência inteligente ao motorista. No Brasil temos só o Land Cruiser 200 importado, mas não confunda ele com o modelo principal, vendido até no México, mas não aqui.
Nissan Patrol
Aqui temos outro SUV de luxo, que também não tem vergonha de assumir um V8 que alguns considerariam insano. Verdade seja dita, trata-se de um V8 5.6 naturalmente aspirado, que entrega bons 428 cv de potência e 57,1 kgfm de torque. A transmissão automática é de 7 velocidades.
Estamos falando do Nissan Patrol Nismo 2022, cuja gama já chegou até Dubai, mas não no Brasil. Por aqui, continuamos não vendo muito mais que compactos como o Versa e o March, além de um sedã médio como o Sentra e uma picape como a Frontier.
Além de oferecer até 8 lugares e estar sob rodas de 22 polegadas, essa máquina conta com um bom arsenal de segurança. Sem falar na central multimídia com suporte para CarPlay Apple ou Android Auto, hoje indispensáveis.
Lexus LX
Esse não esconde sua inspiração no Land Cruiser. A Lexus é a divisão de luxo da Toyota, que mesmo tendo se expandido por aqui nos últimos anos, ainda opera de modo tímido no Brasil.
Nem por isso o modelo deixou de vingar: sua 4ª geração marcou o segmento como uma opção ainda mais refinada. Sob o capô vemos o mesmo V6 biturbo de 415 cv de potência e 66,3 kgfm, do último Land Cruiser. O câmbio também é o mesmo automático de 10 marchas.
O sistema de tração 4×4 do Lexus LX 2022 vem fazer a diferença. Ele possui diferentes recursos de tipo off-road. Como o modo Crawl, suspensão adaptativa a ar, seletor de terrenos e bloqueio dos três diferenciais (dianteiro, central e traseiro).
Toyota 4Runner
Aqui ainda estamos falando dos SUVs “raiz”, que não são apenas um sedã maquiado. Na verdade, sua engenharia está mais perto do jipe. Aliás, ano que vem o modelo comemora 40 anos de vendas. Essa versão vai ser limitada a 4.040 unidades (referências claras ao seu tempo de mercado).
O conjunto mecânico do Toyota 4Runner 2022/23 é um V6 4.0 que entrega 270 cv de potência e 38,4 kgfm de torque. Sem falar da transmissão automática de 5 velocidades. E da tração 4×4 com controle modo off-road (ou 4×2, mais em conta).
Por aqui, o mais perto que temos é sua prima, a famosa SW4. Nos dois casos, porém, a proposta já não é tão moderna, ficando a desejar em termos de recurso eletrônico. No fundo, 40 anos pesa para qualquer modelo, não é mesmo?
Ford Everest
E que tal um SUV que reboca até 3 toneladas e meia? É o Ford Everest 2022/23, que rivaliza pau a pau com a Toyota 4Runner/SW4. Isso com um design emprestado da sua irmã de sangue, a Ranger, o que não deixa a desejar.
O portfólio será bem diversificado (Ambiente, Trend, Sport e Platinum). As duas últimas versões são as mais potentes: trazem um V6 3.0 turbodiesel de 250 cv e 61,2 kgfm. Além do câmbio sempre automático de 10 velocidades, a tração 4×4 também está nas duas opções do topo.
Falamos desse por último, pois embora praticamente exclusivo de mercados asiáticos até hoje, agora ele promete ir além. Entre os diversos países que a Ford prometeu atender, está o Brasil. Agora é esperar pra ver se a promessa se cumprirá nos próximos meses.