Os veículos do futuro já estão fazendo parte do nosso presente, nós apenas talvez não os conheçamos. Carros autônomos, com sistemas avançados e inteligentes, já circulam nos Estados Unidos, Ásia e Europa.
Há muito tempo diziam que os primeiros a criarem robôs, carros voadores e outros itens tecnológicos seriam os moradores da China e, pasmem, estávamos mais do que corretos. A empresa Baidu de tecnologia é a responsável pela criação do app de mobilidade urbana Apollo GO.
Além dessa, outra empresa se destacou, a startup AutoX, ligada ao conglomerado de Alibaba. Eles estão oferecendo serviços experimentais de robô táxi nos centros das principais cidades do país.
Os veículos autônomos que existem hoje possuem alguns pontos limitantes e requer muita atenção. Até o momento, em alguns lugares solicitam que os motoristas estejam aptos para dirigi-los, além de solicitar que andem em baixa velocidade e em circuitos fechados.
Até o momento não possui um automóvel que esteja 100% automatizado e que consiga trafegar sem nenhuma intervenção humana.
Carros autônomos e tecnológicos no Brasil
Recentemente, o cientista Fabio Kon, mencionou que os carros que interagem com a infraestrutura das cidades e geram algumas melhorias, são de fato o futuro da mobilidade, pois essa transformação irá demorar entre 20 e 30 anos para acontecer.
Esses veículos são classificados com cinco níveis de autonomia, confira o infográfico abaixo.
E cada vez mais dependem desse funcionamento para que entendam exatamente como tudo funciona no trânsito. Ou seja, precisam estudar como faróis, faixas de pedestres, congestionamento e outros fatores podem influenciar.
Em outro momento o cientista Fabio falou que eles já possuem todos os sistemas. No entanto, precisam aperfeiçoar toda a capacidade deles. Ou seja, no Brasil temos um grupo especializado trabalhando nesse projeto. E é esperado que em breve tenhamos carros tão automatizados e inteligentes quanto os outros países.