Vivemos a era da tecnologia, portanto todas as multas agora são emitidas por radares, certo? Não é bem por aí. Na verdade, só na capital de São Paulo já foram registradas mais de 2,2 milhões de multas, sendo que quase 20% foram manuais.
Ou seja, os agentes de trânsito foram responsáveis por cerca de 400 mil multas emitidas assim, na caneta. Os dados são de um relatório da própria Prefeitura, e são até piores do que parece. Pois incluem apenas o primeiro trimestre do ano.
Por isso mesmo, para ajudar os condutores a reduzirem as despesas com esse tipo de gasto que pode ser evitado, escrevemos este artigo. Abaixo você verifica os 7 locais da cidade onde mais ocorreram essas multas, ao menos de janeiro até março.
Alguns pontos a considerar
Na verdade, quem faz o levantamento exposto aqui é a plataforma do Painel Mobilidade Segura. O objetivo dele, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, é justamente prestar um serviço aos cidadãos dessa região.
No fundo, é tudo uma questão de segurança viária, mobilidade urbana e administração pública. Tanto que as multas aparecem na seção “Comportamento no Trânsito”. Na mesma linha, é importante salientar o tipo de infrações mais comuns.
Lembrando que, não à toa, elas ocorrem em locais de aglomeração como aeroportos e terminais rodoviários. Entre outros lugares com alta concentração de veículos e de embarque e desembarque.
Assim, as três infrações principais são:
- Estacionamento irregular em área de Zona Azul: 128.114 multas;
- Transitar em corredor exclusivo para ônibus: 75.388 multas;
- Estacionamento em local proibido: 51.550 multas.
Perceba que a natureza das infrações reflete justamente esse pontos que citamos acima. Ou seja, há locais mais propensos a esse tipo de ocorrência. Então, considerar isso pode evitar muita dor de cabeça.
Os principais pontos de multa
Desta forma, os 7 principais endereços onde mais ocorrem multas manuais na capital de São Paulo são os seguintes:
- Av. Washington Luís, 6.901 – Santo Amaro (1.366 multas);
- Praça Comandante Linneu Gomes, s/nº – Santo Amaro (1.356 multas);
- Rua Eudoro Lemos, s/nº – Santana (1.256 multas);
- Av. Santos Dumont, esquina com Av. do Estado – Bom Retiro (1.171 multas);
- Av. Nove de Julho, esquina com Alameda Franca – Jd. Paulista (1.031 multas);
- Av. Santos Dumont, 1.331 – Santana (958 multas);
- Av. Mutinga, 864 – Jd. Líbano (747 multas).
Ou seja, exatamente o que havíamos dito. Rua Eudoro Lemos e Av. Cruzeiro do Sul, por exemplo, estão ao lado do Terminal Rodoviário Tietê. É a Zona Norte da capital.
Já a Praça Comandante Linneu Gomes, que está na Av. Washington Luís, é colada com o Aeroporto de Congonhas. Ao passo que a altura do nº 6.901 fica no lado oposto, de cara para um corredor de ônibus (onde alguns carros trafegam e são autuados).