Em muitos momentos a direção se torna automática e pode ocorrer alguma infração sem que percebemos. No entanto, lembramos ao chegar em casa: Será que passei rápido demais no radar? Aquele sinal de trânsito tinha câmera? E ficamos na dúvida se tomamos ou não uma multa, não é?
Pensando nisso, separamos algumas informações que podem te ajudar a consultar as multas de trânsito através de sua placa.
Se você precisa saber se seu veículo ou algum outro tem pendências, saiba que poderá fazer essa consulta através das placas. Porém, será necessário ter em mãos o número do Renavam do automóvel.
O que é Renavam?
Renavam é a sigla que nomeia o Registo Nacional de Veículos Automotores. Seu código possui até 11 números e é possível localizá-lo no CRV (Certificado de Registro de Veículo) ou no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo).
Por qual motivo pode ser consultado uma multa?
As consultas podem ser realizadas por motivo de: planejamento de pagamento, entrada de recursos ou compra de carro. Afinal, os compradores normalmente investigam para garantir que sua nova aquisição está sem problemas ou restrições. Além disso, para efetuar o licenciamento, é necessário realizar o pagamento de multas vencidas.
Como realizar a consulta de multas federais?
Para fazer essa verificação, é necessário acessar o site da Polícia Rodoviária Federal. Na página inicial deverá ir ao final e clicar em “Consulte aqui”. Logo após, precisará digitar a Placa e o Renavam e clicar em “Consultar”. Em seguida o site irá gerar um documento que constará caso haja alguma pendência. Porém, esse processo vale apenas para as infrações emitidas em rodovias ou estradas federais.
Como consultar as multas estaduais e municipais?
Através do site do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do estado em questão e na seção de consultas poderá acessar a pesquisa de débitos e restrições. Lembrando que em todos os casos é necessário ter o número do Renavam e placa. Em alguns estados, o site do Detran solicita o CPF do proprietário do veículo.