Fundamentais no meio corporativo, os furgões não chegam a ter um portfólio amplo no Brasil. Contudo, o crescimento significativo do segmento de transporte e logística vem mudando essa realidade aos poucos.
Pensando nisso, decidimos fazer uma lista dos melhores furgões até o ano de 2021. Além das opções do Grupo Stellantis, tem também uma da Mercedes-Benz. Além de certa variedade de motorização e tecnologia agregada. Confira!
1) Fiat Ducato
Essa é uma espécie de coringa dos furgões. A produção começou lá em 1981 e permanece ainda hoje. Até aqui já se emplacou mais de 2 milhões de unidades. Lembrando que esse é um dos projetos da parceria entre Fiat, Citroën e Peugeot (Grupo PSA), que lançou vários modelos.
Mas o mais famoso é o Fiat Ducato, sem dúvida. A proposta era que ele combinasse bem o uso para transporte de mercadorias ou de passageiros (no caso do Minibus). A motorização do Fiat Ducato Furgão 2021 é 2.3. Vai até 130 cv de potência e 32,7 kgfm de torque.
O câmbio é manual de 6 velocidades e a direção é hidráulica. O modelo carrega até 1.382 kg de carga útil. A versão Ducato Cargo Curto 2021, a mais acessível entre os furgões, sai por volta de R$ 160 mil.
2) Citroën Jumpy
Esse só foi lançada no Brasil em 2017. Mas em 1994 o grupo francês já vendia o modelo na Europa, na base da mesma parceria do Grupo PSA. Só que aqui temos um porte compacto, que carrega até 1.200 kg de carga.
Um bom exemplo é o Citroën Jumpy Pack 1.6 Turbo, que tem motor 1.6. Assim, ele entrega 115 cv de potência e 30,6 kgfm de torque. O câmbio também é manual e também de 6 marchas. Já a direção é eletro-hidráulica.
Seu preço fica perto dos R$ 140 mil. Isso já com airbags e cintos de três pontos para todos. Por fim, também são itens de série a tecnologia do computador de bordo e a do indicador de fadiga. Conexões USB e Bluetooth estão presentes, seguindo a lógica.
3) Peugeot Expert
Primo do Citroën Jumpy, esse também segue, naturalmente, a linha do Grupo Stellantis. Produzido desde 1995, uma versão bacana para os dias de hoje é o Peugeot Expert Vitré 1.6 Turbo 2021.
Ele é feito na configuração de um furgão compacto. Além de 1.6, o motor entrega o mesmo que o Jumpy. Ou seja, até 115 cv de potência e 30,6 kgfm de torque. Sua carga útil, porém, é maior: leva até 1.500 kg.
O câmbio e a direção também são iguais: 6 marchas e assistência eletro-hidráulica, respectivamente. O mesmo vale para o preço médio de R$ 140 mil. E para a tecnologia, que vai das conexões USB e Bluetooth até indicador de fadiga e computador de bordo.
4) Citroën Jumper
Embora o nome seja pouco criativo, ou ao menos fácil de confundir com o Jumpy, o Jumper tem suas especificidades. Para começar, o Citroën Jumper 2.3 HDI 2021 custa por volta dos R$ 110 mil. Ou seja, é uma opção mais acessível da mesma marca.
Apesar do carro ser de 1994, ele só foi ter uma reestilização em 2006, e agora em 2021. Mas o design não foge muito do Jumpy. A diferença está no motor 2.3 turbodiesel. Ele entrega bons 127 cv de potência e 30,7 kgfm de torque. O câmbio é manual de 5 marchas e a direção hidráulica.
O carro é capaz de levar até 1.520 kg de carga útil. A manutenção é conhecida por ser um pouco salgada para a categoria. Mas itens como freio ABS, direção assistida e até airbag para motorista e passageiro (só os dianteiros) saem como item de série.
5) Mercedes-Benz Sprinter
Aqui temos, além da marca de peso, um cardápio bem variado, com diferença de valor considerável. Por exemplo, a Sprinter 416 Furgão Curto fica em R$ 175 mil. E a Sprinter 416 Furgão Extra Longo sai por quase R$ 230 mil.
No primeiro caso, temos um motor 2.2. Ele entrega diferenciados 163 cv de potência e 36,4 kgfm de torque. A transmissão é mecânica de 6 marchas, ao passo que a direção é 100% elétrica.
A linha de série também tem uns mimos, que vão além do ar-condicionado e das conexões USB e Bluetooth. Como espelhos retrovisores elétricos e com aquecimento. Além de fechamento central das portas por meio de controle remoto.