É difícil não perceber que a fumaça que sai do escapamento pode mudar sensivelmente de cor. Mesmo assim, não é incomum ouvir pessoas falando que não percebem as diferentes cores e tonalidades. Ou mesmo, que não sabem o que elas podem indicar.
De fato, entre cores mais escuras e mais claras, a fumaça pode passar pelo tom preto, pelo tom azulado e pelo esbranquiçado. Para entender melhor do que se trata cada um desses casos, basta seguir adiante!
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Por que prestar atenção na fumaça?
Claro que, ao ser ligado, qualquer carro pode soltar fumaça. Sobretudo em época de frio. Contudo, se isso vai além dos primeiros minutos após a partida, pode haver algo errado.
Adiante a gente mostra como é possível identificar se o motor está apenas dando sinais de vida. Ou se há algum alerta a ser levado em conta.
A fumaça preta
Geralmente essa fumaça preta ou acinzentada é acompanhada de cheiro de gasolina. Justamente porque o problema é o excesso de gasolina em relação à quantidade de ar. A culpa pode ser do carburador ou da injeção eletrônica.
O aconselhável aqui é checar as velas de ignição. Além disso, faça constantemente a checagem do rendimento de cada abastecimento.
Só isso vai garantir se o reparo funcionou, e ajudar na economia real, tanto de combustível quanto de manutenções futuras.
A fumaça azulada
Falar de fumaça azul pode parecer estranho, mas se prestar atenção você verá que realmente existe uma fumaça levemente azulada.
No caso, ela indica um problema na queima de óleo lubrificante, que é o óleo do motor, que completamos/trocamos esporadicamente.
Ao soltar essa fumaça, é provável que o nível do óleo já esteja caindo. Você pode verificar isso na própria medida da vareta do mecanismo. Além da reposição, dê uma olhada nos anéis do pistão. Afinal, a falta de óleo pode gerar muitos problemas mecânicos.
A fumaça esbranquiçada
Para a fumaça branca, existem diversas razões, sendo 4 as principais.
- Se o seu carro é movido a etanol (álcool), lembre-se de que esse combustível possui certa quantidade de água. Mesmo que ela seja pequena, pode gerar uma fumaça branca, que deve cessar rapidamente.
- Já quando a água do radiador acaba se misturando com o óleo, aí temos um defeito. Essa fumaça também é branca, e indica que você deve puxar a vareta do compartimento e verificar. Se ela estiver esbranquiçada e com bolhas, o defeito está ocorrendo mesmo, e exige reparo.
- O fluido do freio também pode invadir o espaço do óleo, embora seja mais raro. Se a fumaça branca indicar isso, quer dizer que seu motor está queimando esse óleo por culpa de algum vazamento.
- Por fim, há o caso tradicional da fumaça excessiva durante a aceleração. Aqui o vazamento pode indicar que as câmaras de combustão do próprio motor estão recebendo o líquido do arrefecimento. Neste caso, verifique se a junta de cabeçote não está danificada.
Finalmente, como vimos no começo, pode ocorrer uma fumaça branca assim que o carro é ligado. Trata-se apenas de um processo normal de condensação. Mas se após os primeiros minutos ela insistir, ou mudar de cor, então considere tudo o que dissemos acima.